Estado se mobiliza para garantir a segurança durante romaria fluvial e moto romaria
Segup mobilizou cerca de 500 agentes no percurso do deslocamento até Icoaraci. Operação Círio 2022 envolve aproximadamente 12 mil efetivos.
Agentes da Segup inspecionam condições das motocicletas para evitar irregularidades que ofereçam risco à Moto Romaria A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) informou, às 9h30, que o Traslado para a Romaria Fluvial transcorreu conforme o planejado. Nesse horário, a imagem peregrina já havia embarcado no trapiche de Icoaraci iniciando o percurso do Círio fluvial.
Aproximadamente 12 mil agentes da segurança pública; mais de 2 mil veículos, entre viaturas, motocicletas; 4 embarcações e 1 aeronave estão sendo empregados na operação Círio 2022. Dentre as instituições estão Polícias Militar, Civil e Científica, Corpo de Bombeiros Militar, Detran, Seap, entre outros órgãos municipais e federais.
"Estamos acompanhando desde o início da manhã deste sábado as procissões programadas pra essa manhã, como o Círio Fluvial e Moto Romaria, executando todas as ações planejadas, para garantir com que tudo ocorresse com tranquilidade e segurança a todos os participantes. Seguimos também realizando o monitoramento a partir das imagens que chegam nos Centros Integrados de Comando e Controle Estadual e Movél, com agentes a postos para atender toda e qualquer demanda da população, para que todos possam aproveitar e homenagear nossa Senhora de Nazaré com tranquilidade e dentro do planejado", explicou o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
Nas romarias da manhã deste sábado foram mobilizados cerca de 500 agentes de segurança pública no trajeto e percurso das Romarias Fluvial e Moto Romaria. A Polícia Civil reforçou o efetivo com agentes nas unidades policiais de São Brás e Comércio, para atendimentos, além da unidade instalada no CICC Móvel, em Nazaré, para registros de boletins de ocorrências.
Cerca de 50 agentes do Departamento de Trânsito atuaram no Pórtico da Moto Romaria, instalado na Av. Doca de Souza Franco, com a Av. Marechal Hermes, realizando a triagem das motos que irão participar da romaria.
Até às 9h30, 14 motocicletas haviam sido removidas por irregularidades como falta de licenciamento, placa sem registro, obstrução da visibilidade de placas, equipamentos obrigatórios incompletos, o que compromete a segurança dos participantes, além de habilitação irregular.
Monitoramento - Neste ano a Segurança Pública intensificou as ações para garantir a tranquilidade da população. Aproximadamente 70 câmeras instaladas na Região Metropolitana de Belém, abrangendo os pontos de chegada e saída dos romeiros e turistas, como aeroporto, terminal rodoviário, porto fluvial, percurso e entorno das procissões, estão sendo monitoradas durante 24h.
No entorno das principais procissões do Círio, as câmeras estão posicionadas para coibir delitos e fazer o acompanhamento dos romeiros na chegada às romarias e volta para casa.
Na Operação Círio 2022, uma das novidades é o Centro Integrado de Comando e Controle Móvel, que está instalado na Av. Nazaré, no percurso das principais procissões do Círio, de onde estão sendo monitoradas as imagens, em tempo real, o trajeto da berlinda, as vias e ações da segurança, além de ser um ponto de apoio aos agentes e população.
Outra novidade são os pontos extração, que estão instalados nos Portos onde os barcos poderão atracar diante de qualquer incidente no trajeto do Cirio fluvial, onde estarão ambulâncias para suporte e atendimento.
Há pontos de extração no porto da Balsa de Icoaraci; na fábrica de Sabão Santa Maria; Linave Navegação; JF Oliveira Navegação; Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba); Grupamento Marítimo Fluvial; Reicon (Amazon Cards); Complexo Ver-o-Rio; Terminal Hidroviário De Belém.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre na capital paraense em sua 230ª edição, com a movimentação de mais de 2 milhões de pessoas. O evento é considerado a maior festa religiosa do mundo. Ao todo, 13 romarias são realizadas na quadra nazarena, que se estende por quinze dias. A procissão fluvial deste sábado, 08, compreende um percurso de cerca de 18 km, e 2,4 km na moto romaria.
"Iniciamos às ações às 5h da manhã com o bloqueio das vias e o fluxo de veículos para que as pessoas que tivessem na romaria pudessem cumprir a sua promessa e homenagem com segurança. Após essa ação, continuamos nas ruas com triagem, ostensividade e apoio a toda a população. Continuaremos o monitoramento e estaremos dando todo o suporte para a próxima procissão que é a Trasladação", concluiu o secretário adjunto operacional, Cel PM Alexandre Mascarenhas.