Curso de formação dos novos policias penais da Seap entra na reta final
Alunos passam para a fase do “eixo avançado”, cursos de tiro, uso da tonfa, algemas, escolta armada e intervenção tática em ambiente prisional
No próximo dia 19 de outubro encerra o Curso de Formação Profissional (CFP) dos novos policiais penais aprovados no concurso da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap). Passados quase três meses desde o início das aulas, a preparação dos alunos entra nas últimas semanas que antecedem as provas finais. A coordenação da Escola de Administração Penitenciária (EAP) avalia positivamente o trabalho desenvolvido com os futuros policiais penais da Seap.
Paulo Cunha, diretor da EAP, afirma que o curso está transcorrendo normalmente apesar da grandiosidade envolvida e o número de alunos, a carga horária de quase 500 horas, a quantidade de instrutores e de disciplinas. Os alunos foram divididos em dois polos, o da Faculdade de Estudos Avançados do Pará (FEAPA) e o do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP).
Além das aulas teóricas, os alunos passam para a fase do “eixo avançado”, que são os cursos de tiro, uso da tonfa, algemas, escolta armada e intervenção tática em ambiente prisional. As aulas práticas de intervenção tática e escolta armada foram realizadas no Centro de Treinamento de Instruções Especializadas (Ciesp), no Complexo Penitenciário de Santa Izabel.
Paulo Cunha aproveitou para destacar a dedicação dos alunos nas aulas. “Eles demonstram que querem fazer parte do time da SEAP, isso é muito bom porque o aproveitamento durante as disciplinas tem sido muito proveitoso. Eles tem se entregado realmente, aos horários, ao estudo, a estarem presentes, se entregado mesmo ao curso de formação”, garante o diretor.
Essa dedicação e entrega também é percebida no empenho de instrutores e monitores, coordenadores e a equipe da EAP envolvidas no desenvolvimento, planejamento e realização do curso. Outro ponto destacado por Paulo Cunha é a parceria com as demais diretorias da SEAP, que, segundo ele, “não tem medido esforços para atender do ponto de vista de logística, de apoio”.
União - Cunha afiança que as diretorias têm sido solicitas com a EAP, sempre que solicitam algum apoio junto a elas. “As demais diretorias têm nos apoiado incondicionalmente e também da parte do secretário Jarbas Vasconcelos, quanto do secretário Cel. Marco Antônio Sirotheau Correa. A SEAP inteira se envolveu para que esse curso seja o que ele está sendo. E a EAP, que coube organizar e fazer o curso, também está dando conta do recado”, avaliza.
Elisioneide Rodrigues, coordenadora de educação em serviços penais, revela que todo o planejamento feito pela EAP, 95% já foi executado. Ela conta que ocorreram alguns problemas de ordem operacional, por conta dos horários de aulas aos sábados, o que levou a avaliação e decisão que no próximo curso de formação não haverá mais aulas aos sábados.
Essa percepção veio depois que os dias coincidiram com os feriados de Sete de setembro, a véspera da eleição do dia 02, e agora por conta do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. As aulas que ocorreriam nestes dias foram comprometidas e a coordenadora explica que o planejamento inicial está sendo reestruturado para cumprir a carga horária do curso.
“Com relação às aulas teóricas tivemos poucas faltas de professores, pouquíssimas substituições, as aulas de eixo avançado, que são mais complexas de armamento e tiro, tonfa, algema, intervenção, escolta, também estão correndo muito bem”, diz a coordenadora.
Elisoneide diz ainda que desde o início das aulas, a Diretoria de Assistência Biopsicossocial DAB esteve presente com os enfermeiros, ambulâncias, atendimento com psicólogos nos dois polos que abrigam os alunos. A parceria do Instituto de Ensino de Segurança Pública (IESP) também foi outro ponto destacado pela coordenadora. “Eles fazem o possível para nossa ajudar e atender quando solicitamos algum apoio”.
Bolsas – A coordenadora da EAP revelou que o pagamento das bolsas de apoio encerrou na sexta-feira (7) e que pouquíssimos alunos não receberam o benefício. A maioria dos caos isso ocorreu por questão de contas bancárias inativas. “Erro deles mesmo e não por parte da EAP”, garante Elisoneide.
Dia 19 de outubro encerra o CFP dos novos policiais penais, as provas serão realizadas nos dias 24, 26 e 28 de outubro. As listas dos aprovados no Curso de Formação Profissional (provimento imediato e cadastro de reserva) serão publicadas no Diário Oficial do Estado do Pará após o término do curso.