Oficina abordará a resistência dos homens aos serviços de saúde
Com a proximidade do Dia Internacional do Homem no dia 15 de julho, integrantes da equipe da Coordenação de Saúde do Homem da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) farão nesta quinta e sexta-feira, 28 e 29, em Belém, uma oficina em que será debatida a implantação da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) nos cinco municípios da Região Metropolitana de Belém. O evento será na Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS) e a atividade terá a participação de membros da Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde.
Em nota técnica, o coordenador estadual de Saúde do Homem, Carlos Alexandre Coelho explica que a oficina vai avaliar os avanços e dificuldades no processo de implantação dessa política nos municípios paraenses, assim como os rumos e desafios para o futuro. Por outro lado, a oficina é voltada para orientar as redes municipais de saúde, que precisam se estruturar para atender as demandas da população masculina e sensibilizar para o autocuidado, para que busque com mais frequência a assistência médica e não só quando já se encontrem doentes.
A atividade ainda trará à tona uma série de estatísticas relacionadas às condições de saúde dos homens que vivem – e viveram – no Pará. A título de exemplo, o número de mortes masculinas no Estado tem oscilado entre 5 mil e 5.550 ao ano em maiores de 20 anos no período de 2014 a 2017, ocasionado, sobretudo, por doenças do aparelho circulatório (20, 15%), doenças do aparelho circulatório (19, 63%), doenças infecciosas e parasitárias (17, 36%), causas externas e ligadas à violência (11, 18%), doenças do aparelho digestivo (8,79%), tumores (8,16%) e doenças do aparelho geniturinário (6,12%).
Na pauta da oficina, os participantes também debaterão sobre os sentimentos dos homens em relação a cuidar da saúde e se ausentar do trabalho; a contínua capacitação dos profissionais em saúde do homem e no conhecimento sobre a Política Nacional de Atenção Integral à saúde do Homem (PNAISH) e orientações sobre como acolher melhor o homem nos serviços de saúde, em iniciativas com o pré-natal do parceiro, e encaminhá-los aos serviços de referência da forma mais prática possível.
A oficina acontecerá na Escola Técnica do SUS, em Belém, situada na travessa Jerônimo Pimentel, 207, entre travessa Almirante Wandenkolk e avenida Doca de Souza Franco. Informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3244-9709 e e-mail [email protected]