Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CÍRIO 2022

Palácio de Governo homenageia a Virgem durante o Traslado para Ananindeua-Marituba

Fogos de artifício nas cores vermelho, azul e branco, em alusão à bandeira do Pará, saudaram a imagem peregrina, considerada Chefe de Estado

Por Dayane Baía (ARCON)
07/10/2022 12h39

O Governo do Pará, patrocinador do Círio de Nazaré 2022, realizou uma homenagem na manhã desta sexta-feira (07), durante a passagem da imagem peregrina da Virgem de Nazaré no Traslado para Ananindeua-Marituba. O governador Helder Barbalho participou da programação na sacada do Palácio de Governo, acompanhado de autoridades, na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco.

As ruas de Belém amanheceram com uma movimentação diferente do habitual. As fachadas de residências e prédios públicos e comerciais enfeitadas deram o sinal: chegou o fim da saudade do Círio após dois anos de pandemia.

A romaria mais extensa da programação, o Traslado da imagem peregrina iniciou às 8h, partindo da Basílica Santuário de Nazaré, para realizar um trajeto por três cidades da região metropolitana de Belém. Com uma duração de cerca de 10 horas para percorrer 53 quilômetros, a berlinda foi conduzida em carro aberto por vias da capital, Ananindeua e Marituba.

Por volta das 9h, a comitiva formada por agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Guarda de Nossa Senhora de Nazaré e Diretoria da Festa de Nazaré passaram em frente ao Palácio de Governo do Pará, no bairro do Marco.

O governador Helder Barbalho assistiu à passagem acompanhado da primeira-dama Daniela Barbalho e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. O cerimonial do Palácio preparou uma homenagem com fogos de artifício nas cores vermelho, azul e branco, em alusão à bandeira do Pará, em função de imagem peregrina ser considerada Chefe de Estado, conforme a legislação.

O Governo do Estado é patrocinador oficial do Círio 2022 e apoia a programação religiosa e cultural do evento, que deve receber 50 mil visitantes, com o retorno do evento, após dois de interrupção após o auge da pandemia de Covid-19. A movimentação deve injetar R$ 100 milhões na economia paraense durante os 15 dias de programação.