Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Seaster realiza oficina territorial com destaque para a execução do sistema de segurança alimentar

O objetivo é conscientizar gestores municipais e agricultores familiares sobre a importância da implementação do SISAN - sistema de segurança alimentar e nutricional

Por Camila Santos (SEASTER)
06/10/2022 17h24

Começou na última quarta-feira (5), mais uma série de oficinas territoriais de segurança alimentar e nutricional, desta vez, realizadas no município de  Xinguara, por equipes da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER). A oficina acontece na Escola Estadual de Educação Profissional e Tecnológica Jordame Correa Queiroz Filho e é voltada a agricultores familiares atendidos pelo programa Alimenta Brasil.  Além do município sede, outros cinco  participam do curso com mais de trinta pequenos produtores: Rio Maria, Água Azul do Norte, Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu. 

O objetivo é conscientizar gestores municipais e agricultores familiares sobre a importância da implementação do SISAN - sistema de segurança alimentar e nutricional - que assegura o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). 

“Estamos aqui com o intuito de conscientizar gestores, técnicos e agricultores da importância em implementar o sistema de segurança alimentar nos municípios e, consequentemente, conquistarmos multiplicadores das práticas do sistema. Neste município executamos ações relevantes, mantivemos o programa Alimenta Brasil e entregamos uma Cozinha Comunitária, o que tem nos feito retornar e reforçar o combate à fome e a miséria na região, garantindo uma alimentação saudável à população de nosso Estado", destacou Nazaré Costa, diretora de segurança alimentar e nutricional da Seaster.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% dos alimentos consumidos no Brasil vêm da Agricultura Familiar. Logo, as oficinas são parte importante do processo de formação de pequenos e médios agricultores. Elas também estão incluídas em uma agenda intensa que integra ações de combate à fome e à miséria, pautando a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) enquanto uma política de Estado prioritária.

Além de apresentar o funcionamento do SISAN, a atividade ainda auxilia os agricultores com técnicas e orientações para a produção da agricultura urbana e periurbana. "É uma oportunidade ímpar para os nossos agricultores familiares e para toda a equipe que pretender conhecer e executar ainda melhor o sistema e o programa de aquisição de alimentos, com novas ideias e diretrizes, atribuindo práticas positivas em nosso município”, acrescentou a secretária de Assistência Social de Xinguara, Luciana Remor.

O SISAN

O SISAN foi instituído em 2006 pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional com o objetivo de assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Desde a sua criação, avanços legais e institucionais têm garantido a sua construção como estrutura responsável pela implementação e gestão participativa da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional em âmbito federal, estadual e municipal. O SISAN estimula a integração dos esforços entre governo e sociedade civil, e promove o acompanhamento, o monitoramento e a avaliação da segurança alimentar e nutricional do País.