Gratidão, tradição e fé marcam visita da Imagem Peregrina à Santa Casa de Misericórdia do Pará
Pacientes católicos aproveitaram para rezar e pedir bençãos para Nossa Senhora de Nazaré
A visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré à Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), que acontece tradicionalmente na semana que precede o Círio, sempre é motivo de expectativa entre pacientes, acompanhantes e servidores do hospital, que tradicionalmente preparam homenagens.
Devotos como Leni Medeiros Leal, de Irituia, em tratamento desde 2017 no ambulatório do fígado da Santa Casa, atribui aos cuidados que recebeu na Santa Casa e à intercessão da Virgem, a sua sobrevivência, o nascimento saudável do filho Bernardo, hoje com cinco anos, e também o nascimento da filha caçula, que pode acompanhar o momento de emoção e agradecimento no colo da mãe.
"Eu descobri que estava com uma pancreatite quando fui internada e por causa disso havia o risco de terem que fazer o meu parto quando ainda estava no sexto mês. Mas um dia, levaram a Santinha na enfermaria onde eu estava e eu clamei pela vida do meu filho, e ele nasceu de 9 meses, cheio de vida", conta Leni.
Além de Leni, outras mães e pacientes internados tiveram a oportunidade de fazer suas prececes durante a visita, onde a imagem peregrina percorreu os corredores e enfermarias do hospital.
No encerramento, foi realizada uma cerimônia com orações e a homenagem do Coral Saúde e Vida da Santa Casa, que entoou cantigas marianas. O servidor Paulo Nunes, que é um dos cantores do coral e trabalha na Santa Casa há 30 anos, sempre esteve envolvido na missão de homenagear Nossa Senhora e fala sobre a importância religiosa desse gesto.
"Precisamos alimentar tanto o corpo quanto o espírito e é de grande importância, principalmente para os pacientes que estão internados, que essa visita aconteça, porque é reconfortante e revigorante e acaba renovando a fé e a esperança", afirma Paulo.
Renovação da fé que faz parte da tradição da instituição, afirma a diretora de Planejamento, Orçamento e Gestão da Santa Casa, Walda Valente, uma das representantes da gestão da instituição que carregou a imagem de Nossa Senhora durante a visita. "A vinda da imagem peregrina à Santa Casa já é uma tradição para nós. Então, a gestão da Santa Casa fica imensamente feliz, até porque a instituição traz no seu bojo essa cultura do amor por Nossa Senhora, trazido no seu próprio nome: 'Santa Casa de Misericórdia'. Por isso é um momento que a gente aguarda com ansiedade, o momento que ela vem para abençoar o hospital", declara a diretora.