Cosanpa distribuirá cerca de 15 mil copos de água a romeiros na procissão do Círio
A água tratada é fruto do projeto de envasamento executado pela Companhia e será distribuída pelos próprios colaboradores
Cerca de 15 mil copos de água envasados serão distribuídos por colaboradores da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) aos romeiros da procissão religiosa do Círio 2022 no próximo domingo (9), em Belém.
“Para nós, funcionários da Companhia, é muito importante participar ativamente do Círio de Nazaré. A mesma água que é distribuída à população é envasada em copos de água em processo industrial e será distribuída gratuitamente no Círio. Voltar ao Círio tradicional e poder distribuir água tratada pelos nossos funcionários é muito bom”, ressalta José Antônio De Angelis, presidente da Cosanpa.
Essa será a segunda vez que a Cosanpa estará com os seus colaboradores no trajeto do Círio atuando na entrega dos copos de água, que são fruto do projeto de envasamento de água tratada fornecida pela Companhia, que é produzida na própria Estação de Tratamento de Água (ETA) do Bolonha, em Belém.
“Além do tratamento convencional na Estação, a água segue para o envase, passa por uma série de filtros específicos para retirar impurezas, assim como por um ozonizador para desinfecção. Os copinhos também são desinfectados para receber o líquido. Todo o processo está dentro dos padrões de qualidade de potabilidade que regem a Portaria nº 888 do Ministério da Saúde”, explica o engenheiro químico, José Carlos de Oliveira, gestor de produção da Cosanpa. A distribuição é realizada também em eventos do governo e para entidades filantrópicas.
O assessor de Gestão de Pessoas e Logística da Cosanpa, João Guimarães, afirma que foram encaminhados informativos sobre a ação para as Unidades da Companhia e 30 colaboradores se inscreveram para ser voluntários na distribuição.
“Em 2019, no último Círio que tivemos presencial, antes da pandemia, foi a primeira vez que participamos com a distribuição dos copos de água. Retomar esse trabalho nesse Círio especial é muito importante, tanto para hidratar os romeiros que passam por desgastes físicos durante a procissão, como para mostrar a qualidade da nossa água”, destaca.
Voluntária da Cruz Vermelha há 13 anos, Karen Maia reforça a importância do papel da Cosanpa com o projeto de envase da água. “Essa ajuda é fundamental porque muitas pessoas apresentam ressecamento e desidratação, principalmente, durante a procissão de domingo, que é muito quente e tem o maior quantitativo de romeiros. O papel da Cosanpa incentiva, sem dúvidas, a continuidade do nosso trabalho e bem-estar da população”, diz.
O ponto de concentração dos colaboradores da Cosanpa será na Travessa Doutor Moraes com a Avenida Nazaré, no bairro de Nazaré.