Cooperativa de detentas participa da feira de artesanato do Círio
Trabalho das mulheres do CRF ficará exposto de 05 a 12 de outubro no Porto Futuro, das 10h às 22h, e no domingo do Círio das 07h às 22h
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), por meio da Cooperativa Social Feminina (Coostafe), está participando pela primeira vez da 10a edição da Feira de Artesanato do Círio realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) com o apoio do Governo do Pará. A cooperativa é a primeira do Brasil formada apenas por mulheres privadas de liberdade, e possui diversos núcleos criativos, como pintura em telas, bordados, moda e costura.
Cooperativa – Atualmente, a Coostafe conta com 28 mulheres e funciona em um espaço reservado dentro do Centro de Reeducação Feminino (CRF) de Ananindeua, e possui um sistema no qual as próprias mulheres gerenciam e definem o destino da cooperativa através da visão empreendedora e a geração de renda por meio da confecção de produtos artesanais de várias linhas.
O convite para a Coostafe participar da feira de artesanato do Círio surgiu durante a Feira de Negócios do Cooperativismo de 2021. A cooperativa participou de todo o processo de inscrição, desenvolveu uma linha de produtos específicos, juntamente com a equipe técnica da unidade, que foi aprovada pela curadoria feita pelo Sebrae, e os produtos se destacaram como um dos melhores de todo o processo seletivo.
Para Gerson Santos, assessor de Projetos da SEAP e tutor da Coostafe, a participação da cooperativa na feira do Círio é uma oportunidade fantástica. “O processo de criação e o protagonismo são delas, eu e o restante da equipe somos, apenas, uma parte que busca parceiros que nos ajudem com a reinserção social plena e criativa com foco na transformação dessas mulheres”, diz.
O trabalho realizado não é apenas para a remissão de pena, há todo um planejamento da equipe de reinserção social da SEAP voltada para desenvolver a criatividade dessas mulheres. “Agora estamos trabalhando com as oportunidades de negócio a partir das coleções, desenvolver produtos focados na temática do Círio e posteriormente pensar na coleção do Natal para o final do ano”, assegura Santos.
Artesã – Lidar com a ansiedade foi um grande desafio, afirma a presidente da Coostafe, L.B.S., já que todas as cooperadas queriam produzir os melhores produtos para expor durante a feira e não decepcionar os clientes. “Tudo foi fabricado com muito amor, porque vai chegar até o lar das pessoas, e vai trazer aquele sentimento de paz, de alegria, de união nos lares”, finaliza.
A programação da Feira de Artesanato do Círio (Fac), reúne 100 estandes com o trabalho de diversos artesãos do estado, e ocorre do dia 05 a 12 de outubro no parque urbano Porto Futuro, das 10h às 22h, e no domingo do Círio das 07h às 22h.
Texto: Yasmin Cavalcante/Ascom SEAP