Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERAPIAS

Em Belém, o Hospital Abelardo Santos oferece hidroterapia como plano de reabilitação

Em setembro, o serviço registrou 150 sessões em pacientes com sequelas neurológica, vascular, ortopédica e de renais crônicos

Por Governo do Pará (SECOM)
06/10/2022 10h30

A caminho do trabalho, o técnico de enfermagem Ivo Melo, de 36 anos, foi vítima de um acidente de motocicleta. A colisão provocou uma fratura na fíbula direita, rompeu os seus ligamentos e os tendões da perna. Ele passou, então, por cirurgias e tratamento ortopédico em uma unidade da rede estadual de saúde do Pará, até ser atendido na clínica médica do Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém.

Ao ser avaliado pelo clínico-médico, ele foi encaminhado para o serviço de fisioterapia da unidade, onde iniciou, imediatamente, o seu plano terapêutico, incluindo a hidroterapia. “Foi tudo muito rápido e fácil. Fiz a avaliação e, hoje, os exercícios na água, que têm um menor impacto, estão trazendo de volta meus movimentos e diminuindo a dor. Na piscina, pedalo, faço agachamentos e a fisio ainda passa exercícios para fazer em casa”, comentou o técnico.

Serviço- Para atender o número maior de pacientes na hidroterapia, em setembro, o Regional Abelardo Santos ampliou o serviço. Foram oferecidas 150 sessões da terapia.

O serviço passará a atender a média de 190 pacientes em setembro, aumentando, cerca de 40% o número de usuários beneficiados, em relação ao mês passado. Em agosto, foram recebidas 132 pessoas. O serviço é gratuito e oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pacientes que já fazem tratamentos na unidade ou aqueles que são indicados pela clínica médica, através da Regulação Estadual.

“Até agosto, tínhamos turmas duas vezes na semana, agora, as sessões são diárias, no período da tarde. A hidroterapia é direcionada para pacientes com necessidades de exercícios com pequenos impactos, amenizando a dor e acelerando a reabilitação”, explicou o coordenador da fisioterapia do HRAS, Axel Lins.  

O fisioterapeuta Rafael Antônio, profissional que atua nas sessões aquáticas, ainda acrescenta os benefícios da terapia. “Os exercícios feitos na água, têm auxílios de flutuantes, bola e cama elástica, desta forma, os impactos são mínimos”, disse. A hidroterapia ajuda, também, na reabilitação de diversas patologias de pacientes com disfunção músculo esquelética, a exemplo da artrite e artrose, e ainda, a neurofuncional - que é a fisioterapia que age sobre o sistema nervoso central e periférico ajuda a recuperar a capacidade funcional, em especial, a de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Benefícios- O auxiliar administrativo Iago Augusto, de 22 anos, sofreu um acidente de moto e teve o pé direito e o joelho fraturados. “Na água, as sessões e os exercícios, têm ajudado bastante. Conforme estou fazendo o tratamento, estou melhorando.  Agora posso jogar bola, andar melhor, com as orientações da fisioterapia”, comentou o morador do bairro do Tenoné, em Belém.

Especialidades- A reabilitação também é oferecida aos pacientes que passaram por cirurgias neurológicas e vasculares, pessoas que tiveram algum trauma e fazem tratamento na unidade e ainda aos renais crônicos, com indicações para terapia manual, eletroterapia e a cinesioterapia - que é terapia do movimento e se dedica à prevenção e à recuperação de lesões osteoarticulares e musculoesqueléticas. Além da piscina, os usuários podem fazer uso de um estúdio completo, parte da infraestrutura exclusiva do maior hospital da Rede Pública do Pará.

Já a fisioterapia convencional do HRAS engloba a eletroterapia, que ajuda no controle da dor, a mecanoterapia, que faz uso de aparelhos mecânicos (halteres, molas, elásticos, bolas, cama elástica, entre outros) para auxiliar na reabilitação da parte motora. “Promover, manter, desenvolver e reabilitar as capacidades funcionais dos pacientes é a nossa principal missão.  Quando eles chegam até o serviço de fisioterapia é feita uma avaliação com a fisioterapeuta para definir o plano terapêutico e, assim, damos início ao trabalho”, enfatiza a fisioterapeuta Lauri Barbosa.

Atualmente, o serviço de fisioterapia no HRAS conta com as seguintes especialidades: Respiratória, Neurológica, Hospitalar, Trauma-Ortopédico, Terapia Intensiva Adulto, Pediátrica e Neonatal, no Pré-Parto, Parto e Pós-Parto (PPP) e na Hemodiálise. “Os atendimentos são direcionados aos pacientes internos, com diversas alterações. Esta é uma conquista em relação a tentarmos modificar e melhorar a qualidade de vida, visto que a dor é uma queixa que impacta diretamente na qualidade de vida de uma pessoa enferma”, enfatizou o diretor executivo do Abelardo Santos, Marcos Silveira.

Texto: Roberta Paraense/Ascom HRAS