'Rios de Prevenção' presta serviços de saúde a ribeirinhos
A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) iniciou na segunda-feira (25), na Ilha do Combu, a Campanha Rios de Prevenção, que prosseguirá durante o mês de julho, em parceria com os municípios de Belém, Soure e Ponta de Pedras. Serão realizados testes rápidos para sífilis, hepatites B e C, e HIV, além de consulta médica para tratamento imediato de sífilis. Os serviços serão ofertados no Terminal Hidroviário, no Ver-o-Peso, nas ilhas de Cotijuba e Combu, em Soure e Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó.
A ação visa diminuir a disseminação de sífilis, HIV e hepatites virais B e C entre a população (principalmente jovens e adultos), detectando o vírus precocemente e agilizando o tratamento. De acordo com Deborah Crespo, coordenadora Estadual de IST-Aids (Infecções Sexualmente Transmissíveis), essas doenças são transmitidas por meio do contato com sangue, secreções e objetos contaminados, além de relações sexuais sem preservativo.
“Os testes serão feitos dentro do próprio serviço de saúde, na Unidade Básica de Saúde, no horário de expediente, por profissional qualificado. Aos que obtiverem o resultado positivo serão viabilizados os exames complementares necessários e o tratamento”, informou a coordenadora.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem, correndo o risco de as doenças tornarem-se crônicas e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso é importante consultar um médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. Sobre a sífilis, em gestantes pode provocar abortos e deformidades nos bebês.