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EDUCAÇÃO PÚBLICA

Seduc apresenta resultados do SisPAE 2022 para gestores escolares

O diagnóstico vai possibilitar o desenvolvimento de ações pedagógicas que recomponham o processo educacional após a pandemia de Covid-19

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
05/10/2022 19h20

Para que a avaliação educacional cumpra o objetivo de ser um instrumento eficiente de diagnóstico do desempenho estudantil, é indispensável que os resultados sejam conhecidos pelos diferentes profissionais da área. Nesta quarta-feira (05), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) apresentou aos gestores escolares da Região Metropolitana de Belém os resultados da prova do Sistema Paraense de Avaliação Educacional (SisPAE) 2022.Gestores escolares da Região Metropolitana de Belém durante a apresentação dos resultados

No decorrer da manhã, a programação abordou a importância da avaliação educacional para a gestão do currículo e a recomposição das aprendizagens. À tarde, foram apresentados aos gestores os resultados do SisPAE 2022. Organizado pela Coordenação Estadual de Avaliação, em parceria com a Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), o evento prossegue até esta quinta-feira (06), no auditório Prof. Dionísio Hage, na sede da Seduc, na capital paraense.

De acordo com a secretária adjunta de Ensino da Seduc, Regina Celi Alves, o diagnóstico proporcionado pela prova do SisPAE é de suma importância, considerando a retomada do ano letivo de 2022 após dois anos de pandemia de Covid-19 e a evasão de estudantes nesse período. “Avaliar esses alunos nos possibilitou ter um parâmetro de como eles estão neste momento, como ficou comprometida sua aprendizagem, de que forma poderemos fazer uma intervenção pedagógica e, muito além disso, colocar em prática um plano contínuo de acompanhamento escolar”, frisou.

A apresentação dos dados ocorreu na sede da SeducRegina Celi Alves disse, ainda, que “o direcionamento que nós recebemos da nossa secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, é que façamos uma proposta de recompor essa aprendizagem, trazendo esses alunos de volta às escolas por meio da Busca Ativa Escolar, e trabalhar em cima desses indicadores para que a gente possa melhorar o ensino da nossa rede e, sobretudo, mudar esses resultados a partir de 2023”.

Desafios - Segundo a diretora da Fundação CAEd, Lina Kátia Mesquita, a iniciativa da Seduc em realizar uma avaliação diagnóstica neste momento é fundamental. “Há três meses nós aplicamos as provas. Os alunos ainda se encontram nas escolas, os resultados vão chegar nas mãos dos gestores até o final desta semana, e tudo isso vai permitir que a escola se organize de forma mais consistente e consolidada neste processo de recomposição da aprendizagem”, enfatizou.

A especialista destacou que os dados apontam uma defasagem educacional, como esperado, principalmente em função do cenário de pandemia vivenciado nos últimos dois anos. No entanto, também apontam caminhos promissores, seja para mostrar quais habilidades foram desenvolvidas ou não, como as escolas podem se reorganizar e fazer uma gestão curricular mais eficiente.

A gestora da 8ª USE, Geovânia Paiva, afirmou que essa é uma oportunidade muito significativa para todos que vivenciam o processo educacional diariamente. “A gente vem de um afastamento quase que total dos nossos alunos, e ter parâmetros para identificar como está de fato essa aprendizagem é fundamental. Através desses dados é possível também verificar o fortalecimento da gestão escolar, ver como esse gestor, enquanto líder, está conduzindo o processo de ensino aprendizagem com todas as interferências que ocorreram na sociedade. Portanto, esse é um momento ímpar para olharmos de fato a nossa rede, verificar as nossas dificuldades e ter elementos para construir de fato um plano eficaz de intervenção educacional para o Estado do Pará”, ressaltou.

Melhorias - Segundo a coordenadora Estadual de Avaliação, Márcia Ferreira, apresentar os resultados do SisPAE 2022 vai permitir trabalhar na recomposição da aprendizagem dos estudantes. “Foram mais de 407 mil alunos que participaram desse processo avaliativo. É um número elevado, muito significativo, e por esse motivo precisamos nos reunir para traçar estratégias de como iremos trabalhar da melhor maneira possível esses resultados em toda a nossa rede”, disse a coordenadora. 

Esses resultados já poderão ser trabalhados em 2022, uma vez que o calendário letivo deste ano iniciou em março e tem previsão de encerramento em fevereiro de 2023. No entanto, o diagnóstico obtido por meio do SisPAE 2022 vai permitir pensar em estratégias pedagógicas, que são importantes para o processo educativo no Estado. 

Análises - No dia 24 de agosto, a Seduc aplicou a prova do SisPAE 2022 para estudantes da rede pública estadual matriculados no 4º, 5º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, e 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio. Os resultados do teste propiciam a realização de estudos, reflexões e análises pedagógicas dos indicadores que, por sua vez, auxiliam na tomada de decisões e definição de políticas públicas visando à melhoria do sistema educacional paraense.

O SisPAE se caracteriza como uma avaliação de larga escala, que apresenta o diagnóstico da educação pública do Pará e mapeia, por meio de testes padronizados, as proficiências dos alunos da rede estadual nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. A partir de questionários contextuais, disponibiliza informações sobre as condições socioeconômicas das unidades de ensino sob a perspectiva dos diversos membros da comunidade escolar.