Cosanpa realiza trabalho preventivo nos sistemas de fornecimento de água de Belém
As ações se voltam para o reforço do abastecimento na capital paraense durante o período das festividades do Círio 2022
Com a chegada a Belém, de turistas de fora do Pará, e também de famílias do interior, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) põe em ação o plano de ação preventivo para situações de emergência. O reforço dos serviços quer garantir maior segurança no sistema de abastecimento.
Presidente da Cosanpa, José Antônio De Angelis informou que os equipamentos essenciais de todos os setores passam por fiscalizações para evitar qualquer problema no fornecimento de água, nos próximos dias, assim como os equipamentos reserva também passam por testes de funcionamento.
“Estamos trabalhando na confiabilidade do sistema elétrico e proteção. Estamos fazendo revisões, retirada de pontos quentes da rede elétrica interna e fazendo substituições necessárias”, explicou José Antônio De Angelis.
A Cosanpa informou que outras medidas emergenciais também foram estudadas e um plano de ação foi montado em casos de falta de energia elétrica, queda de vazão de água, queima de equipamentos ou depredação do sistema.
As unidades de manutenção da Cosanpa na Região Metropolitana de Belém trabalharão em esquema diferenciado para atender as demandas emergenciais que eventualmente surjam, nos dias em que a cidade terá uma maior demanda do consumo de água.
“Com essas ações preventivas, teremos um sistema mais confiável. E, se houver algum incidente, teremos equipamentos reserva para atuarmos dentro de um prazo limite de duas horas. Essa é a meta para o Círio 2022, para manter o abastecimento regular e, caso surja alguma situação emergencial, trabalharmos para que ninguém fique desabastecido”, observou De Angelis.
A Cosanpa conta com a colaboração dos consumidores, e solicita que se faça o consumo consciente, evitando assim o desperdício de água. A Companhia comunica que casos de vazamentos ou problemas pontuais, que possam interferir no abastecimento, devem ser informados pela população, por meio dos canais de atendimento ao consumidor, como o telefone 0800 7071 195, Whatsapp (91) 99255-7319 e o chat no site www.cosanpa.pa.gov.br.