Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE E SEGURANÇA ALIMENTAR

Sespa destaca cuidados com a saúde física e alimentar durante as procissões nazarenas

Coordenadora estadual de Nutrição da secretaria, Walkiria Moraes orienta sobre o consumo de alimentos leves, nutritivos e de fácil digestão

Por Melina Marcelino (SESPA)
05/10/2022 14h53

Depois de dois anos suspensas pela pandemia de covid-19, as procissões do Círio de Nazaré estão de volta a Belém. Serão 13 procissões que iniciam no dia 07 de outubro e vão até o dia 24 de outubro. As principais são a romaria Rodoviária, a Trasladação e o Círio, que será no dia 9 de outubro. Muitos promesseiros pagam promessas, e a Sespa chama a atenção para os cuidados com a saúde física e alimentar.

Pedro Barbosa Junior, tem 26 anos, é analista de produção e pela primeira vez vai pagar uma promessa durante o Círio, ele vai percorrer o trajeto de joelhos e para concluir a promessa da melhor forma possível a alimentação vai ser um ponto de atenção. “Não estou me preparando fisicamente, estou indo na força da fé, mas um dia antes irei comer comida leves e caseira, minha preocupação é durante a procissão”.

De acordo com a Sespa, nestes dias de festividade, quem for a grande eventos, deve atentar para a alimentação considerando o grande percurso de caminhadas, o calor e gasto de energia, pois o corpo tende a perder mais líquido e sais minerais.

“É necessário um cuidado com a alimentação antes, durante e depois das romarias, entre uma hora e meia antes do início da caminhada. Nesse momento é ainda mais importante seguir uma alimentação saudável, consumindo alimentos mais leves e de fácil digestão e tendo como base os alimentos in natura ou minimamente processados, evitando-se o consumo de alimentos mais gordurosos, como as frituras e alimentos mais calóricos, que requerem mais esforço no processo de digestão. O ideal é fazer lanches leves e abusar da hidratação com água ou sucos”, explica Walkiria Moraes, coordenadora estadual de Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

A nutricionista orienta quais alimentos devem ser ingeridos antes da procissão. “Alimentos leves com boa digestão, como carboidratos complexos, por exemplo, batata doce, macaxeira, sanduíches naturais, macarrão, arroz e carnes magras. Mas atenção! Evite alimentos gordurosos! E nada de refrigerantes, frituras, salgadinhos e alimentos que fogem da sua rotina. A hidratação também é fundamental, uma vez que a água atua na manutenção da temperatura corporal e em diversos processos fisiológicos”. 

Durante a caminhada, é importante hidratar-se bastante. Levar sua garrafinha com água gelada e montar um pequeno “kit-peregrino”, com frutas do tipo banana e maçã e, oleaginosas como castanhas, podem ajudar na reposição de energia.

Por fim, após a caminhada, a dica é: descanse alguns minutos, beba bastante água e logo após o descanso, alimente-se com uma refeição completa e pode desfrutar do consumo, sem exageros, das comidas típicas da época como maniçoba, frango, porco ou pato no tucupi, dentre outras. O importante é que essas comidas não sejam preparadas com excesso de gorduras.