Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RECONSTRUÇAO

Obras na URES Demétrio Medrado avançam para 70% de execução do total

Nova estrutura vai garantir melhores acomodações para profissionais e para os pacientes

Por Dayane Baía (ARCON)
03/10/2022 11h44

Referência no Estado no atendimento de reabilitação ortopédica no Pará, a Unidade de Referência Especial (URES) Demétrio Medrado, localizada em Belém, já está com 70% das obras executadas. Os serviços foram iniciados em março de 2022.

O engenheiro civil Mayco Santos, da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), esteve no local na manhã dessa segunda-feira (03) para vistoriar os trabalhos na unidade. “Ela atende pacientes que precisam de tratamento de fisioterapia, tanto crianças quanto adultos. E esse prédio não tinha uma reforma faz mais de uma década. Foram criadas novas salas ao prédio, que foi todo adaptado dentro das normas brasileiras, com rampas de acesso e também embarque e desembarque dos cadeirantes do carro para dentro da unidade. Agora tem um miniauditório para reuniões, palestras com os pacientes também tem uma área destinada à pediatria, além de terapia ocupacional com crianças”, detalhou o engenheiro.

Além das melhorias de acessibilidade, a reconstrução promove melhorias em todo o prédio, com a substituição completa das estruturas elétricas e hidráulicas, instalação de novas portas, louças sanitárias, assim como novas pinturas internas e externas.

“A obra consiste em três grandes blocos, dois deles já estão na parte de finalização, com acabamento. O terceiro bloco, que é o da frente, está na parte de obra ainda. Então estamos em cerca de 70% de obra executada. A parte do sistema hidráulico já está pronta; elétrico, ar-condicionado, piso, pintura, forro, todos esses já estão executados”, acrescentou Mayco.

A nova estrutura vai garantir melhores acomodações para equipes multidisciplinares de médicos, fisioterapeutas, psicólogos, entre outros profissionais e para os pacientes que recebem acompanhamento da reabilitação de pacientes com sequelas de patologias neurológicas, traumato-ortopédicas e amputações, além de tratamento de crianças de 3 a 12 anos com paralisia, má formação congênita, entre outros casos.

A área construída total é de 1.316 metros quadrados, com investimento de R$ 1,7 milhão, reforçando o compromisso do Governo do Estado em melhorar cada vez mais a saúde pública paraense, tanto no atendimento geral como em serviços especializados.