Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Segurança fluvial recebe reforço com novas embarcações no interior do Estado

Nordeste do Pará, Região Metropolitana, Marajó e Baixo Amazonas foram contempladas com equipamentos

Por Walena Lopes (SEGUP)
03/10/2022 10h42

Para garantir a segurança fluvial em rios e furos do estado e para que a população possa utilizar deste meio para transportes, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) segue reforçando os investimentos no Grupamento Fluvial (GFlu), levando todo suporte aos municípios do interior que são cercados por rios. Em quase três meses já foram entregues 7 embarcações totalmente equipadas e adequadas para cada município.

O Pará é um estado brasileiro com dimensões continentais e que possui como característica uma extensa malha hidroviária, utilizada para o comércio, transportes e a mobilidade entre municípios. Portanto, para atingir todas as localidades, a Segup investe em equipamentos adequados para que as forças de segurança estejam presentes no pronto-atendimento à população que mais precisa.

A Segup, por meio do Gflu, está equipada com 80 embarcações, sendo mais de 50 entregues na atual gestão. Recentemente, diferentes regiões do Pará foram contempladas com sete equipamentos novos: os municípios de Bagre, Afuá, Anajás e Breves, no arquipélago do Marajó; Santarém, no Baixo Amazonas; Marapanim e Bujaru, no Nordeste paraense; e Marituba, na Região Metropolitana. Os investimentos nas áreas, destaca o titular da Segup, Ualame Machado, são necessários para que a tropa consiga desempenhar suas funções e garantir policiamento e atendimento nas diversas áreas.

“Os rios são as nossas ruas e não ter uma embarcação adequada para atender ocorrências de forma ágil é impraticável. Os equipamentos entregues são importantes instrumentos para a ostensividade, mas também auxiliam nas investigações e atendimento das ocorrências. São itens que vêm somar a todo o investimento na malha fluvial que temos realizado com mais de 10 milhões, inclusive com a Base fluvial Integrada 'Antônio Lemos', sendo considerados estratégicos”, considerou.

Criminalidade - Os investimentos têm trazido resultados positivos em 2022. De acordo com dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, este ano, de janeiro a agosto, foram registrados 32 casos de  pirataria fluvial em todo o estado, sendo uma queda de 41,8% em relação ao mesmo período de 2021, quando foram registrados 55 casos, além disso, desde a implantação da Base Fluvial em Antônio Lemos, a região em específico não teve registro de nenhum crime fluvial.

Texto: André Macedo/Ascom Segup