Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUADRA JUNINA

Arraial Urumajó 2018 encerra festividade na região Rio Caeté

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/06/2018 00h00

A população de Augusto Corrêa, na região do Caeté, nordeste paraense, terá quatro dias de efervescência cultural, mostrando a dança, a música, os sabores e os cheiros característicos da gastronomia típica do período junino paraense, produzido no município durante a XXIX Feira da Cultura Popular - Arraial Urumajó 2018. A programação será realizada a partir desta quinta-feira, 28, e segue até 1º de julho, no campo Santa Cruz, na entrada da cidade, com apresentações de bois-bumbás, cordões de pássaros e show com artistas e grupos locais, regionais e nacionais.

Segundo Luciana Lemos, titular do Departamento de Cultura (Decult) da Prefeitura de Augusto Corrêa, a edição 2018 da Feira da Cultura Popular foi projetada numa área circunferencial de 36 metros para todos os lados, com espaços específicos para atender a toda a programação do evento, incluindo 36 barracas gastronômicas, dois palcos para as apresentação de shows da cultura popular e das bandas, além da Casa do Xote, onde ocorrerão algumas apresentações locais e as festas de aparelhagens.

Uma das novidades desta edição é a Oca dos Tembé, localizada no corredor de entrada da feira, que abrigará uma exposição e venda dos trabalhos artesanais, pintura corporal e apresentação de danças de 120 índios Tembé, oriundos de Capitão Poço e Santa Luzia do Pará. “A ideia é que os Tembé também ocupem a cidade, no domingo à tarde, e interajam com a população de Augusto Corrêa. Já informaram que desejam participar de partidas de futebol e de uma mostra de tiro ao alvo, que deve ocorrer no ginásio ao lado da feira”, informou a representante do Decult.

Também será a primeira vez que a Prefeitura de Augusto Corrêa instalará a Casa da Farinha, com a participação de oito comunidades que produzirão a farinha no local e comercializarão derivados da mandioca (bolo, farinha de tapioca com coco, bolo de macaxeira, entre outros). “A ideia é não restringir a programação à cidade, para que os produtores rurais também participem, já que é o momento de interação entre a sede e 94 comunidades e vilarejos de Augusto Corrêa, formado basicamente por 30% da sede e 70% da zona rural”, explicou Luciana Lemos.

A XXIX Feira da Cultura Popular Arraial Urumajó 2018 precede os festivais juninos que ocorrem aos finais de semana de junho, na região urumajoense: 16ª Feira da Cultura de Nova Olinda, 19ª Feira da Cultura do Araí, 15ª Feira da Cultura de Aturiai e 14ª Feira da Cultura de Itapixuna, além da terceira edição das feiras da Cultura de Santa Maria do Açaizal e da Vila da Pontinha e da segunda edição da Feira da Cultura da Vila Nova.

Realizado há quase 30 anos, o evento turístico e cultural faz parte do Calendário Municipal de Eventos e mobiliza a cada ano em torno de 20 mil pessoas, entre moradores e visitantes. Também é considerado o maior e mais importante evento cultural junino da região Rio Caeté, composta por 15 municípios (Augusto Corrêa, Bragança, Viseu, Tracuateua, Cachoeira do Piriá, Capanema, Nova Timboteua, Peixe-boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas e Bonito).

Programação

A programação do evento tem início às 19h de quinta-feira (28), com shows na Casa do Xote e apresentação de quadrilhas, boi-bumbá no palco da Cultura Popular, além de show do Daniel do Acordeon, no palco de shows.

Os participantes dos bois-bumbás que irão se apresentar na Feira da Cultura Popular se concentram na Concha Acústica, às 16h de sexta-feira, 29, para saírem em cortejo pelas ruas da cidade, encerrando com apresentação na área da Feira, das 18h30 às 19h. No palco da Cultura Popular, haverá apresentação do grupo de capoeira “Arte e Dança” (19h), do grupo de dança indígena “Cunhaporanga” (19h30) e da Marujada de São Benedito (20h), além de dança afro-brasileira, de Nova Olinda (20h30) e do boi Raios do Luar, do Maranhão, a partir das 22h. Festival de Xote, Arraial do Pavulagem e show da cantora Viviane Batidão se apresentam a partir das 23h, no palco de shows.

As atrações de sábado, 30, iniciam às 19h, com a marujada do bairro de São Miguel, a dança Mistura de Ritmos, do Araí, e apresentação dos índios Tembé, no palco da Cultura Popular, que também terá shows do grupo Pai D’égua, de Nova Olinda, cortejo da Vaca Velha (versão feminina do boi de São Caetano de Odivelas), a partir das 22h. Félix Robatto está entre as atrações da noite, no palco de shows, com apresentação a partir das 23h30.

A Feira da Cultura Popular Arraial Urumajó 2018 se encerra a partir das 19h de domingo, 1º de julho, com apresentações do cordão de pássaro “Sacatrapo”, grupo de carimbó de Curuçá, concurso de Rainha da Feira, show do cantor Wanderley Andrade e apresentação do Super Pop Live.

Além de participar da programação cultural, o visitante tem a opção de conhecer diversos atrativos naturais de Augusto Corrêa, como a Prainha, localizada a 9 km da sede, na Área de Proteção Ambiental, na comunidade da Ponta do Urumajó, e a praia da comunidade Perimirim, além de balneários com igarapés; casas de farinha das comunidades localizadas nas zonas rurais; Hotel Fazenda Bacuri, com produção de derivados de bacuri; e a Fazenda Marinha de Ostras, localizada em Nova Olinda, onde se encontra a maior produção de ostras do Pará.

Como chegar: São 228 km de Belém até Augusto Corrêa. A viagem de carro dura em média quatro horas, seguindo pela rodovia BR-316 até Capanema. Depois, é só virar à esquerda para pegar a rodovia BR-308.