Cadastro Ambiental Rural valoriza produção sustentável em São João de Pirabas
Estado entrega 84 CARs validados no município, contemplando produtores que adotam práticas de preservação do meio ambiente
Moradores do município de São João de Pirabas, no nordeste do Estado, foram beneficiados com a entrega de Cadastros Ambientais Rurais (CARs), validados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), na tarde desta sexta-feira (1°). Os cadastros foram entregues pelo governador Helder Barbalho, em evento que contou com a participação de autoridades locais.
O governador ressaltou a importância da produção sustentável. “É necessário e possível produzir, garantir renda e contribuir para a floresta de pé. E a entrega do Cadastro Ambiental Rural é um especial instrumento nesse processo”, afirmou Helder Barbalho.
Proprietário do Sítio São João, no KM-45, em São João de Pirabas, João de Almeida Barros foi um dos 84 produtores rurais contemplados com os documentos validados. Ele trabalha há 30 anos com apicultura, sem danificar a floresta, mas só agora viu seu trabalho ser valorizado e apoiado com a entrega do CAR.
"Pra mim é uma confirmação do que eu já vinha fazendo há décadas, que é preservar. Não tinha essa confirmação, mas agora vai constar. Diante das agressões ambientais que a gente está testemunhando, eu me sinto até rejuvenescido com esse propósito de permanecer com a floresta em pé. Há três décadas que eu nunca mais desmatei. A melhor maneira de evitar a camada de carbono que está nos envolvendo é preservar a natureza. É possível trabalhar, tirar a renda e manter a natureza em pé", garantiu o produtor.
"Desmatando e queimando, a pessoa não consegue quase nada. Só consegue piorar o seu estado de saúde e a renda não entra. Passei umas três décadas desmatando, plantando, e quando chegava no fim não ganhava nada. Agora, não. A renda da abelha, do pólen, do mel já dá pra viver”, reforçou João de Almeida Barros.
Regularização - A validação do Cadastro Ambiental Rural é realizada pela Semas como ação do Programa Regulariza Pará, presente no eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA). Obrigatório para todos os proprietários e posseiros rurais, o CAR é a primeira etapa da regularização ambiental. A partir da inscrição do imóvel no CAR, cabe ao órgão ambiental analisá-lo com o objetivo de verificar as informações ambientais, de acordo com as normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.
Joanilson Sousa dos Santos, morador da Vila dos Miritis, em São João de Pirabas, também desenvolve práticas ambientalmente sustentáveis. "Minha plantação é de coco e manga, plantas que dão alimento. Receber o CAR é algo muito importante, porque é muito difícil a gente ver isso acontecer. A maioria não se preocupa em ajustar a natureza, só quer saber de destruir, desmatar. E a gente tem um objetivo diferente, que é plantar, reanimar a natureza”, disse o produtor, acrescentando que o “CAR é uma ajuda muito grande, porque sem um documento desses a gente não consegue financiamento”.
O secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, afirmou que o uso sustentável da terra é estimulado e valorizado pelo “Regulariza Pará”, propiciando benefícios aos produtores. “O Programa Regulariza Pará atua no processo como indutor de uma construção coletiva, integradora e participativa. Os principais beneficiários são produtores de comunidades que fazem uso do território de forma sustentável, preservando saberes, costumes e modos de vida tradicionais”, reforçou.