Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS

Moradores de Igarapé-Açu recebem mais de 60 CARs validados

Por Aline Saavedra (SECOM)
01/07/2022 18h51

O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), entregou nesta sexta-feira (01), 69 Cadastros Ambientais Rurais (CARs) validados para produtores rurais do município de Igarapé-Açu, nordeste do Estado. Por meio do eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), o programa "Regulariza Pará" promove ações de regularização ambiental e rural, entre elas, a entrega do CAR.

A posse do CAR é obrigatória para todos os proprietários e posseiros rurais, sendo a primeira etapa da regularização ambiental. Após a inscrição do CAR do imóvel rural, o órgão ambiental responsável analisa, para verificação das informações ambientais do imóvel, de acordo com as normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal. 

“A importância do CAR é bem significativa, porque é a porta de entrada para o licenciamento, também é um instrumento de regularização ambiental. O CAR validado é de extrema importância para o bem estar da propriedade do produtor", enfatiza Samuel Santos, técnico em gestão de meio ambiente da Semas.

Em Igarapé-Açu, 69 CARs validados possibilitarão que o produtor ou posseiro rural administre sua propriedade conforme as leis ambientais, assim como torna possível acesso a linhas de crédito, como o Banpará-Bio, que fomenta a produção. Outro benefício é a garantia da regularização fundiária de propriedades rurais e adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos da agricultura familiar.

Marcos Silva é produtor rural do município. Entre os produtos cultivados por ele está a pimenta do reino e a mandioca. Diante da entrega do CAR, ele reconhece as possibilidades que o cadastro proporcionará para sua propriedade. “Estava a bastante tempo esperando o CAR, cinco anos. O CAR melhora pra ter um crédito no banco. A expectativa é melhorar a produção. Só tenho a agradecer", considera ele.

"Eu festejo em mais uma vez estar aqui melhorando a vida das pessoas e desenvolvendo essa região, valorizando os imóveis, valorizando a terra e facilitando com que o ir e vir das pessoas possam ser feitos com maior celeridade", comentou o governador do estado, Helder Barbalho.