Altamira sedia o I Festival de Chocolate da Transamazônica
Evento conta com a participação de representantes de 11 municípios produtores de cacau localizados na área de influência da rodovia BR-230
A cidade de Altamira, na Região de Integração do Xingu, recebeu o " I Chocolat Xingu", um festival inteiro dedicado àquele que é considerado o maior do chocolate de origem e que é realizado para ajudar a estimular a cadeia produtiva de cacau e fomentar amêndoas de qualidade. A abertura ocorreu na última quinta-feira (30) e contou com a participação de representantes de 11 municípios produtores de cacau localizados na área de influência da rodovia Transamazônica (BR-230).
O cacau é uma cultura sustentável na região, ajuda no reflorestamento e gera emprego e renda para a população. A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) apoia a realização de programações que visam mostrar o potencial da produção cacaueira no estado, essa foi planejada desde 2020, mas teve condições de ser realizada somente neste ano de 2022.
Na abertura, o prefeito Claudomiro Silva ressaltou a importância da parceria do Governo do Estado com o município por meio da agricultura, do cacau:" é histórico esse evento levando Altamira para positiva".
Representando o Governo do Estado, o coordenador do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau) Ivaldo Santana, está contente com evento: "O primeiro Festival Internacional do Chocolate aqui é da maior importância, não só para o município de Altamira, mas para região Transamazônica. Esse evento é para o nosso produtor que luta para ter um cacau de qualidade e nosso objetivo é aumentar essa produção e continuar na liderança".
Marquinho da Apri, produtor local ficou satisfeito com a realização desse evento no município: "Esse evento é a maior maravilha que a gente podia ter, os produtores de cacau podem mostrar seu trabalho, os revendedores desse cacau também podem mostrar, e o que a gente deseja é que as fábricas de chocolate se agreguem ao município".
O evento é uma realização da Prefeitura de Altamira em parceria com o Governo do Estado por meio da Sedap, que coordena os recursos do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura no Pará (Funcacau), e continua até o dia 3 de julho, no estacionamento do Centro de Eventos de Altamira.
Texto: Camila Botelho/Ascom Sedap