'Marcha contra as drogas' mobiliza dezenas de jovens neste sábado (25), na capital paraense
Iniciativa do Conselho Estadual de Drogas, vinculado à Sejudh, quer alertar a comunidade escolar sobre os riscos do uso de entorpecentes
Uma grande caminhada na manhã deste sábado (25) chamou atenção para as políticas de prevenção e combate ao uso de drogas no Pará. O ato foi organizado pelo Conselho Estadual de Drogas, vinculado à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), com o objetivo de alertar alunos das escolas das redes pública estadual e municipal, privada, professores, religiosos, representantes de entidades sobre o uso de entorpecentes.
Por conta da pandemia de Covid-19, desde 2019 a marcha não era realizada. Este ano, o evento chamou atenção para o uso de um equipamento que causa sérios danos à saúde: o cigarro eletrônico, também conhecido com vapers.
O titular da pasta de Justiça e Direitos Humanos, Valber Milhomem, destacou que a marcha tem o intuito de mostrar aos jovens os danos que o uso de drogas causa. "Nosso objetivo é, por meio dessa marcha, criar uma cultura contra as drogas, mobilizar a juventude para dizer não às drogas, envolver instituições públicas e privadas, autoridades políticas”, afirmou ele.
O professor Dário é coordenador da Escola Estadual Zacharias de Assunção. Para ele a marcha é de fundamental importância para explicar os malefícios do uso de entorpecentes. “Muitos jovens ainda acham que as drogas são o caminho mais fácil. Essa caminhada, feita pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, é importante pois alerta os principalmente os alunos de que o aliciamento pode acontecer em qualquer lugar”, frisou.
Lisiane Caldas, de 16 anos, é aluna da Escola Duque de Caxias, no bairro da Marambaia, em Belém, e estava desde cedo à espera da marcha. “Esse evento é muito importante por que ele é para a vida e pela vida”, disse a estudante.
A caminhada faz parte das programações da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, que tem programação prevista até o dia 1º de julho. “ Queremos fortalecer os canais de diálogos com os poderes no âmbito estadual para discutir, propor e monitorar políticas, programas e projetos que respondam às necessidades desta parcela da população, a partir de ações integradas com diversos poderes públicos e sociedade civil organizada”, afirmou Edwin Júnior, do Conselho Estadual de Drogas (CONED).
CONED
O Conselho Estadual de Drogas é órgão colegiado e autônomo, de orientação normativa, que garante a aplicação da política sobre drogas no estado do Pará. Cabe ao Coned a fiscalização e controle de materiais de propaganda e eventos, estímulo e apoio à criação de Conselhos Municipais sobre Drogas, fiscalização da rede de tratamento e recuperação, a avaliação quanto à viabilidade de programas e projetos e o fomento de pesquisas capazes de norteará políticas públicas sobre drogas.