Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Encontro na Sespa debate prevenção de drogas nas escolas

Por Mozart Lira (SESPA)
24/06/2022 18h55

A Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) sediou, nesta sexta-feira (24), um dia da programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, com o primeiro encontro para Formação de Educadores em Saúde na Prevenção da Iniciação do Uso do Tabaco e no Enfrentamento da Epidemia de Nicotina entre Adolescentes e Jovens. 

As atividades realizadas pela Comissão de Prevenção às Drogas (Copred) da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) dentro desta Semana contam com a participação de 22 instituições, entre as quais a Sespa. 

O objetivo da articulação foi fortalecer os canais de diálogos com os poderes no âmbito estadual para discutir, propor e monitorar políticas, programas e projetos que respondam às necessidades desta parcela da população, a partir de ações integradas com diversos poderes públicos e sociedade civil organizada.

O tabagismo é considerado uma doença crônica, pediátrica com média de iniciação entre 10 a 12 anos. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), de 2019, que entrevistou estudantes do 7º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio, das redes pública e privada, no Pará o percentual de alunos de 13 a 17 anos que já experimentaram cigarro eletrônico (e-cigarrette) foi de 10,6%. Deste total, 10,1% são de escolas públicas e 15,7%, de escolas privadas. O uso de cigarros industrializados, cigarros eletrônicos e aquecidos vem sendo cada vez mais recorrente entre adolescentes e jovens. 

Entre os escolares de 13 a 17 anos no Pará, 10,6% e 8,6% experimentaram cigarro eletrônico e narguilé, respectivamente, alguma vez na vida. “Mostra-se necessário intensificar as ações de prevenção da iniciação do tabagismo, entendendo a escola como um ambiente promotor de saúde, com toda a sua expertise na formação de adolescentes e jovens com uma visão mais crítica e reflexiva de forma a desenvolver capacidades e habilidades para escolhas mais saudáveis do modo de vida”, explica a coordenadora de Controle de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (CDCNT) da Sespa, Sílvia Corrêa.

Durante o encontro, houve a performance teatral de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom Pedro ll, em Belém. 

Para o secretário da Copred da Alepa, Edwin Júnior, as atividades da Semana têm possibilitado a conexão de um grande público em torno da campanha. “Acreditamos que essa atividade materializa o tema da Semana Estadual de Prevenção às Drogas, uma vez que possibilitará a conexão de diversos setores e oportuniza o trabalho desenvolvido por cada um e, ao mesmo tempo, dar visibilidade à política sobre drogas desenvolvida no Pará”, afirmou.

Na ocasião, os temas discutidos incluíram o panorama da saúde do adolescente e debates relacionados à difusão de informações sobre os danos sociais e agravos à saúde decorrentes do uso/abuso de álcool, tabaco e outras drogas, com especial atenção às crianças, adolescentes e jovens, tendo como debatedores representantes da Sespa e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Com a participação das entidades envolvidas, a Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas prossegue neste sábado, 25, a partir das 8 horas da manhã, com uma marcha contra as drogas, com saída na avenida Presidente Vargas, em frente ao Teatro do Paz, rumo ao Centro Arquitetônico de Nazaré (CAN). No domingo, também a partir das 8 horas, haverá uma partida de vôlei alusiva ao tema, no ginásio de esportes da Universidade do Estado do Pará (Uepa), situado na avenida João Paulo II.