Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULARIZAÇÃO

Governo entrega Cadastro Ambientais Rural a produtores rurais de São Domingos do Capim

São 51 CARs validados, que vão garantir acesso a vários benefícios para ampliar a produção, como linhas de crédito e projetos do Estado

Por Aline Saavedra (SECOM)
24/06/2022 14h36

"É isso que a gente estava aguardando pra poder movimentar um financiamento, pra expandir a produção. Agora vamos ter condição de ter uma máquina pra ajudar na colheita, na limpeza da área. Com certeza, vai nos trazer melhoras", disse Pantaleão Moreira Monteiro Filho, conhecido como "Panta" na comunidade de São Benedito de Juriária. Ele é um dos produtores rurais da agricultura familiar beneficiados pela entrega do Cadastro Ambiental Rural (CAR), nesta sexta-feira (24), pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), no município de São Domingos do Capim, no nordeste paraense. Foram entregues 51 Cadastros validados, que correspondem a uma área de 1.651,9244 hectares.

O produtor rural, que planta dendê, mandioca, banana e açaí, e cria porcos e galinhas, esperava a validação do CAR de sua propriedade para ter acesso aos benefícios que o documento garante aos produtores, como regularização ambiental, fomento agrícola e acesso a crédito bancário e a projetos do governo do Estado. "Hoje, a gente vende o dendê pra uma empresa, e a banana, a mandioca, o açaí a gente vende aqui e acolá. O resto é pro consumo. Agora, a gente vai poder melhorar nossa produção", afirmou “Panta”.Governador Helder Barbalho ao lado de produtores rurais beneficiados pelo Cadastro validado

O governador Helder Barbalho ressaltou que a infraestrutura urbana destinada a São Domingos vai contribuir para o crescimento da produção no município. “O Cadastro Ambiental Rural fortalece a produção, e com a infraestrutura que a cidade receberá a população poderá produzir e escoar a produção de forma mais eficiente”, afirmou.

Agricultor há 20 anos, José Nazareno Almeida Lopes reside na Comunidade do Catita e tem planos para ampliar sua produção com os benefícios permitidos pelo CAR. "Vim receber o cadastro e quero usar este documento pra fazer um financiamento no banco, para comprar um trator que ajude na minha cultura de dendê e mandioca. Porque hoje a gente ainda trabalha com animal. Para a colheita do dendê, a gente trabalha com trator, mas a gente tem que pagar frete. Tendo o trator, com certeza vai melhorar mais. O CAR vai trazer muitos benefícios, vai ser muito importante, até para a ampliação do nosso projeto na Conaf (Confederação Nacional da Agricultura Familiar do Brasil)", informou.

A entrega do CAR garante a concretização de um antigo sonho dos produtores rurais. Paulo Elson, prefeito de São Domingos do Capim, ressaltou que “hoje o povo se sente acolhido, se sente agraciado e visto pelo poder público. Acho que isso é o mais importante”.

Política ambiental - Os cadastros foram entregues a agricultores familiares proprietários ou com posse de terras. A entrega é uma ação do Programa Regulariza Pará, componente do eixo Ordenamento Territorial, Fundiário e Ambiental do Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), principal diretriz da política ambiental do Estado. O CAR é a primeira etapa da regularização ambiental, obrigatória para todos os proprietários e posseiros rurais. Uma vez inscrito o CAR do imóvel rural, cabe ao órgão ambiental analisá-lo com o objetivo de verificar as informações ambientais do imóvel de acordo com as normas e parâmetros estabelecidos pelo Código Florestal.

“O CAR, por ser indutor de outras políticas socioambientais, é importante para várias situações da vida das pessoas. Tanto em uma situação de aposentadoria rural, como para a obtenção de crédito rural em uma instituição bancária para financiar a produção comunitária, assim como para adesão ao programa de aquisição de alimentos, que possibilita a destinação de produtos da agricultura tradicional, também poderá ser exigido o CAR”, acrescentou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos.