Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E LAZER

Usinas da Paz têm projeto 'Preamar Junino' neste final de semana

Nesta sexta-feira (23), por exemplo, às 18h, a Usina de Marituba recebe o grupo Carimbó Maruré com ritmos envolventes

Por Thaís Siqueira (SECULT)
23/06/2022 14h07

Em clima de festa junina e celebrando a música popular, nos dias 24 e 25 de junho, será realizado o Preamar Junino nas Usinas da Paz de Marituba, Icuí, Cabanagem e Benguí. A programação é gratuita e quer alegrar o público com atrações musicais paraenses e feirinhas com produtos variados. A ação é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e pelos Territórios pela Paz (TerPaz).

Com início nesta sexta-feira, às 18h, a Usina de Marituba recebe o grupo Carimbó Maruré para alegrar os participantes da ação. O grupo levará muita música, com ritmos envolventes de batuque, que ressalta as raízes caboclas, ribeirinhas, negras e indígenas da região paraense.

Já no sábado, às 16h, na Usina do Icuí, é a vez de Mário Mouzinho e banda se apresentarem. Com músicas voltadas para o carimbó e demais sonoridades do folclore paraense, o músico vai animar os visitantes do espaço com um repertório contagiante e regional.

No mesmo dia, às 17h, na Usina da Cabanagem, o público apreciará a Pássaro Beija-Flor com a apresentação icônica “O cordão de Pássaro”, uma manifestação cultural única no Brasil e que ocorre tradicionalmente em Belém durante o período junino. 

Encerrando a programação, às 19h, na Usina do Bengui, o Grupo Ayrakyrã levará muita diversão e entretenimento para o público com sua linguagem musical e o repertório popular.

*Texto de Quezia Dias / Ascom Secult