Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

No Galileu, Semana do Meio Ambiente é marcada pela exposição de reciclados

Lixeiras, vasos, suportes para equipamentos eletrônicos e mãos mecânicas são alguns dos itens criados na unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
22/06/2022 12h50

Palestras, workshop, exposições e oficinas de reciclagem fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente promovida pelo Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), localizado na avenida Mário Covas, na Grande Belém. Com o objetivo de levar mais informações aos usuários e colaboradores sobre a gestão correta de resíduos sólidos produzidos na unidade e os descartes corretos destes materiais, o evento iniciou nesta segunda-feira (20) e segue até essa quarta-feira (22).

A ação promovida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) faz alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no último dia 05. O evento também contou com orientações para estimular os usuários no reaproveitamento de materiais recicláveis tanto dentro da instituição quanto em casa.

“Através de palestras sobre meio ambiente, sustentabilidade, segregação de resíduos e oficina de reciclagem, buscamos mostrar aos nossos colaboradores, formas práticas e atitudes que podem gerar impactos positivos ao meio ambiente, propiciar economia e beneficiar a sociedade de forma geral, além, de reforçar nossas responsabilidades enquanto instituição de saúde”, detalhou Joabe Lopes, coordenador de apoio do Galileu.

Oficina

Na oficina, foram apresentados diversos itens provando que é possível desenvolver peças com materiais que iriam ser descartados. “Estamos expondo vasos, lixeiras, mesas, bancos, porta-utensílios, mãos mecânicas para ajudar na recuperação de movimentos e, ainda, suportes para equipamentos como tablets, usados em pacientes na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). São diversos produtos que desenvolvemos aqui mesmo no Galileu. Usamos os recursos que já não tinham utilidades em benefício dos nossos pacientes”, explicou Givaldo Gonçalves, responsável pelo setor de Manutenção do HPEG.

Finalidade

Um dos equipamentos produzidos na unidade foi projetado especialmente para um paciente, de 14 anos, sem mobilidade. O adolescente apresenta dificuldades para adaptar-se à sua nova condição, apresentando sintomas de ansiedade. E pensando nisso, o suporte veio somar no tratamento. O coordenador da equipe multiprofissional, Dimitri Rafael Coelho, detalha que o item auxilia na posição para assistir desenhos, filmes, séries e até mesmo jogos de futebol.

“Percebemos que o recurso o ajuda bastante a se sentir mais confortável dentro da UTI. Com essa melhora na saúde mental, o paciente passou a interagir com a equipe multi, começou a aceitar as sessões de fisioterapia, a deixar a equipe cuidar dele. Conseguimos fazer o desmame da ventilação mecânica, sentar no leito, fazer mobilização global, tirar ele do leito para passeios externos e entre muitos outros procedimentos que antes não conseguimos fazer com ele”, detalhou Dimitri.

Sustentabilidade

A estudante de engenharia ambiental e sanitária, da Universidade Estadual do Pará (UEPA), Pollyana de Abreu, foi uma das facilitadoras do evento. Durante sua apresentação, ela mostrou a importância da preservação do meio em que vivemos. “Precisamos colocar nossos pés no chão quando se fala de meio ambiente e sustentabilidade, mostrar às pessoas o quão ainda precisamos evoluir no Brasil e como cada um pode fazer sua parte”, disse. Pollyana ressalta que o meio ambiente vai além da personificação de árvores, rios e animais. “Ele representa tudo que é vivo e/ou não vivo que afeta a vida no planeta Terra, e ele começa dentro da sua casa", finalizou. 

Para Anny Segovia, coordenadora de Humanização do Galileu, a programação marca um dos pilares da unidade, que é a de manter práticas sustentáveis. “O HPEG mantém, diariamente, condutas que respeitam o meio ambiente. Fazemos o descarte correto de resíduos, incentivamos o uso consciente de papel e, ainda, contamos com uma manutenção que desenvolve diversos utensílios que ajudam no cotidiano dos nossos pacientes. A programação do Meio Ambiente vem contemplar tudo o que já desenvolvemos na unidade”, observou Segovia.

Serviço: O Hospital Galileu é uma unidade pública, administrada pelo Instituto de Saúde e Social da Amazônia - ISSAA, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa)

Texto: Roberta Paraense/Ascom Hospital Galileu