Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COLETIVO REGIONAL

Sespa debate a educação continuada em saúde e humanização do SUS

Entre os objetivos do evento esteve a transformação de práticas de trabalho na rede de saúde pública

Por Governo do Pará (SECOM)
21/06/2022 15h33

Fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), reforçar a humanização na saúde, promover a importância da educação continuada em saúde e transformar as práticas de trabalho na rede de saúde pública. Esses foram os principais objetivos do evento “Encontro Ampliado de Formação do Coletivo Regional das Referências Técnicas em Educação e Humanização”, promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em seu auditório central, em Belém.

Realizado na manhã desta terça-feira (21), o evento foi acompanhado por diversos profissionais dos centros Regionais de Saúde do Estado, assim como representantes de instituições de ensino superior, especialistas em Educação em Saúde no Pará.

Aprimoramento - Responsável pela abertura, o secretário adjunto de Gestão Administrativa da Sespa, Ariel Dourado, destacou a importância da iniciativa da Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (DGETS). “Este é um momento importantíssimo para a troca de conhecimento. O maior objetivo da Secretaria de Saúde é aprimorar o atendimento para a população paraense. O SUS é referência no mundo inteiro e nós, como gestores e operadores de saúde no Brasil, temos obrigação de apoiar e trabalhar para aprimorá-lo”, afirmou.

Segundo Kelly Silveira, titular da DGETS, “este dia serviu não só para nos aproximar, mas também para discutir as políticas públicas, assim como melhorar nosso SUS e nossos processos. Gestão não se faz de forma isolada; é necessário pensar coletivamente. Estamos em um estado muito grande, o que traz desafios ainda maiores”, afirmou.

Inicialmente, foram ministradas palestras sobre a importância da Política Nacional de Educação Permanente (PNEPS) e sobre o HumanizaSUS, a Política Nacional de Humanização. Posteriormente, foram formados os Coletivos Regionais das Referências Técnicas de Educação na Saúde e Humanização (RTESH), das secretarias municipais de Saúde dos centros regionais presentes na programação, da Região Metropolitana de Belém e do Arquipélago do Marajó. 

Ao final da programação, cada Regional de Saúde apresentou a linha de trabalho referente ao RTESHs para o segundo semestre de 2022.

Texto: Edilson Teixeira – Ascom/Sespa