Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO E LOGÍSTICA

Detran e órgãos parceiros recuperam motos roubadas no interior do Pará

Floresta do Araguaia, Medicilândia e Altamira estão entre os municípios com ações reforçadas pelo Departamento de Trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
20/06/2022 14h03

Agentes fiscalizam moto em Altamira, no sudoeste do Pará, durante o feriado de Corpus ChristiO Departamento de Trânsito do Estado (Detran) continua intensificando as operações de segurança de trânsito no interior. As operações têm como foco fiscalizar veículos irregulares, especialmente carros e motocicletas procedentes de roubo ou furto. As ações são realizadas em parceria com os demais órgãos de segurança, como a Polícia Militar, Polícia Civil e órgãos municipais de trânsito. Em uma semana, pelo menos 10 motocicletas foram recuperadas e apresentadas ao sistema de segurança.

Em Floresta do Araguaia, na Operação Corpus Christi, os agentes flagraram uma motocicleta com registro de roubo e outra com sinais de adulteração no Número de Identificação Veicular (NIV). Durante as 45 abordagens, 11 infrações foram lavradas pela equipe, a maioria por documentação irregular.

Ainda na Operação Christi, em Altamira, os agentes fizeram rondas nos bairros da cidade e barreira fixa. Ao todo, 10 veículos foram removidos ao parque de retenção, uma moto foi recuperada com restrição de furto/roubo e uma removida por apresentar descarga adulterada. Outras 37 infrações foram registradas e dois condutores multados por dirigir sob o efeito de álcool. 

Em Medicilândia, a equipe do Detran em parceria com PM realizou rondas e barreiras nas vias principaisEm Medicilândia, a Operação Sossego Sonoro comandada pelo Detran e PM, realizou rondas nas principais vias e barreira fixa na Rua Doze de Maio, registrando 28 infrações. No decorrer da operação a equipe avistou próximo ao local das abordagens, uma motocicleta estacionada sem placa. Após a averiguação do motor, foi constatado que o veículo possuía registro roubo/furto na base estadual e que o chassi pertencia outro veículo também com registro de roubo. 

Em Abaetetuba, no Baixo Tocantins, os agentes apreenderam veículos com chassis adulterados, por exemplo Outras remoções também ocorreram em Abaetetuba e Conceição do Araguaia, onde três veículos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia com motor e chassi adulterados por suspeita de furto e roubo. Em Eldorado dos Carajás, a Operação Segurança por Todo o Pará registrou 31 infrações em apenas um dia de patrulhamento na cidade e na PA 275. Uma motoneta, C-100 Biz sem placa, foi apreendida com ocorrência de furto/roubo no sistema do Detran. Veículo e condutor foram conduzidos para a delegacia do município. A operação de fiscalização também foi deflagrada em Itupiranga com a recuperação de uma moto roubada, duas remoções e cinco infrações.

O combate à frota irregular tem tido como principal alvo carros e motos sem licenciamento e motocicletas roubadas, que ainda é comum no interior e quase sempre utilizadas em situação de crime. Desde 2019 o Detran intensifica a fiscalização para retirar esses veículos das ruas e devolver aos reais proprietários. “Tem sido um trabalho de rotina e sempre com bastante apreensões, o que evidencia a necessidade de reforçar as operações para regularizar os veículos e garantir mais segurança no trânsito em todo o estado”, afirma o gerente das Ciretrans A do Detran, Josimar Viana.