Sedeme apresenta políticas públicas para o fortalecimento do cooperativismo no Pará durante a Fencoop
O evento, que se iniciou nesta quinta-feira, 25 de abril, se estenderá até o sábado, 27 de abril, na Estação das Docas, em Belém
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), tem como uma de suas diretrizes a implementação sustentável de políticas de desenvolvimento econômico no Estado. Nesse contexto, a Sedeme apresenta as políticas públicas voltadas para o fortalecimento do cooperativismo durante a 4ª edição da Feira de Negócios do Cooperativismo (Fencoop/2024), este ano sob o tema “Cooperativismo: Negócios Sustentáveis e Competitivos”.
O evento, que se iniciou nesta quinta-feira, 25 de abril, se estenderá até o sábado, 27 de abril, na Estação das Docas, em Belém. A entrada é gratuita.
Realizado pelo Sistema OCB/PA, o evento tem o apoio do Governo do Pará, por meio da Sedeme, que integra a programação, com estande institucional, apresentando os principais projetos, oportunidades de negócios e as potencialidades econômicas do cooperativismo.
A abertura oficial da feira de negócios contou com a participação de Juliana Maestri, secretária-adjunta de Gestão Administrativa da Sedeme, que, em seu discurso, reforçou o compromisso do governo do Pará com políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável, o apoio à verticalização das cadeias produtivas e o fortalecimento do modelo cooperativista. Na ocasião, ela mencionou a criação da Diretoria de Cooperativismo, integrada à estrutura organizacional da Sedeme, reafirmando o compromisso do governo com o fortalecimento desse modelo. "O objetivo é impulsionar o mercado regional e torná-lo mais competitivo", disse a secretária.
No estande institucional, técnicos da Diretoria de Cooperativismos (Dcoop/Sedeme) apresentam os principais projetos, oportunidades de negócios e as potencialidades econômicas do cooperativismo paraense. Entre as ações da instituição serão apresentados também as diretrizes para a inscrição no Crédito do Produtor, incentivos fiscais, Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS), organização das cadeias produtivas e dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), orientação na implementação de programas de incentivos à exportação, criação de ambientes de negócios para a promoção dos produtos paraenses no mercado nacional e internacional, orientação para a regularização no Cadastro Estadual de Recursos Minerais (CERM).
A programação governamental inclui, ainda, a participação da Sedeme na mesa redonda, sob o tema Práticas sustentáveis na Mineração, que traz para o debate diversos aspectos importantes para a mineração paraense, com ênfase na sustentabilidade. Ainda como parte da programação a secretaria realizará por meio da Diretoria de Cooperativismo a 3ª Edição da Rodada de Negócios, no sábado (27), em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB/PA). O evento acontecerá no Auditório Maria Silvia Nunes.
A Diretoria de Cooperativismo da Sedeme, Ticianny Santos, enfatiza que, “ao comprar de cooperativas, as empresas tornam-se agentes relevantes do desenvolvimento sustentável. Isso ocorre porque geram impactos positivos para quem produz, vende, trabalha, entrega e consome produtos e serviços com preço justo e responsabilidade socioambiental. O cooperativismo faz diferença de forma significativa nas comunidades, estimulando a organização socioprodutiva, mantendo a economia local aquecida e gerando prosperidade, trabalho digno, geração de renda e qualidade de vida para as pessoas”, disse a diretora.
Sobre o evento
A Fencoop ocorre nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2024, na Estação das Docas, com entrada gratuita. Confira a programação. Este ano, a feira conta com a participação de 112 cooperativas e 52 estandes com produtos e serviços que abrangem áreas como agropecuária, saúde, crédito, consumo, transporte, infraestrutura, trabalho e produção de bens e serviços.
"Somos um negócio sustentável e competitivo, que fomenta a socioeconomia do estado. Independentemente do segmento, estamos presentes em todo o estado, oferecendo uma diversidade de produtos e serviços.
Avançamos com o fortalecimento do cooperativismo no Estado e hoje conquistamos uma Diretoria na estrutura organizacional da Sedeme, uma vitória do cooperativismo", disse o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará (OCB/PA), Ernandes Raiol.
Sobre o Cooperativismo paraense
O Governo do Pará criou a Diretoria de Cooperativismo, vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). O ato foi consolidado, por meio da publicação da Lei 9.927, de 18 de maio, de 2023, no Diário Oficial do Estado (DOE), alterando a redação da Lei estadual 6.213, de 28 de abril de 1999, que modifica a estrutura organizacional da pasta, incluindo a previsão legal da diretoria no artigo 12, da seção IX.
Conforme o Panorama do Cooperativismo da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Pará (OCB/PA), o número de cooperados atuando no Estado era de aproximadamente 101 mil em 2020 e neste ano, o número chega a mais 260 mil cooperados, empreendendo por meio de 232 cooperativas.