HGT implanta método "pit stop" antes de procedimentos cirúrgicos
Objetivo é aumentar ainda mais a segurança do paciente, reduzindo riscos
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), localizado no sudeste paraense, inovou mais uma vez ao implantar o projeto “Pit Stop da Cirurgia Segura” com o objetivo de aprimorar a atuação da equipe multidisciplinar na admissão do usuário no Centro Cirúrgico para a realização de procedimentos, reduzindo assim, os riscos cirúrgicos, assegurando mais qualidade ao processo.
Com uma proposta lúdica e humanizada, o ambiente hospitalar na entrada do bloco cirúrgico é bem característico dos famosos boxes de campeonatos automobilísticos, simulando as paradas técnicas do carro para verificar as condições mecânicas. A “parada técnica” do usuário é o ponto de checklist pré-operatório.
Segundo a enfermeira gerente assistencial do HGT, Ane Francy, o projeto tem como embasamento o Protocolo de Segurança do Paciente de Cirurgia Segura, do Ministério da Saúde (MS). “O objetivo da metodologia adotada é uma comunicação visual com itens que devem ser checados antes do usuário entrar no Centro Cirúrgico. Este formato leva os profissionais ao cumprimento das barreiras propostas a fim de mitigar riscos aos pacientes em um momento tão importante que é uma cirurgia, desta forma, os usuários assistidos terão uma experiência ainda mais segura na unidade hospitalar”.
De acordo com o enfermeiro do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP), Milton Peixoto, “a ideia do projeto é prevenir os eventos adversos, que a falta de uma sistematização pode levar, monitorando, divulgando e buscando continuamente ações de melhorias do processo”, observou.
No Pit Stop foram colocados adesivos nas paredes em forma de lembrete à segurança do usuário. “Sinalizamos com frases do tipo: se a pessoa está em jejum; retirar os adornos; o termo de consentimento informado e perguntas importantes de confirmação pessoal, tais como o nome do usuário a cirurgia que vai realizar; a sua idade; qual o procedimento; entre outros pontos importantes”, finalizou Ane Francy.
A primeira usuária a utilizar o serviço foi Valdirene Borges, que aprovou a conduta do HGT. “Achei muito legal este novo formato de acolhimento no Centro Cirúrgico no HGT. Este método é humanizado e dá mais tranquilidade para entrar na sala, e isso, transparece que os profissionais estão mais preparados e mostra que são competentes por toda esta estrutura disponibilizada”, analisou no momento do checklist
Em 2021, o HGT realizou cerca de 2 mil procedimentos cirúrgicos. Nos primeiros cinco meses de 2022, já conduziu 722, isto é, o histórico pode ser superado com uma média de pouco mais de 180 procedimentos por mês.
Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT, por meio da Central de Regulação Municipal e Estadual, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço: O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752.3121.
Texto: Pallmer Barros/Ascom HGT