Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESCENTRALIZAÇÃO

Estado entrega em Capanema mais uma agência do Igeprev no interior

A Agência é destinada ao atendimento de mais de 2,8 mil aposentados e pensionistas estaduais

Por Governo do Pará (SECOM)
15/06/2022 19h43

O governador Helder Barbalho entregou a agência do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) em Capanema, na região Nordeste, na noite desta quarta-feira (15). A nova agência atenderá aos 2.857 aposentados e pensionistas do regime de previdência do Pará residentes na Região de Integração Rio Caeté. A região abrange, além de Capanema, os municípios de Augusto Corrêa, Bonito, Bragança, Cachoeira do Piriá, Nova Timboteua, Peixe-Boi, Primavera, Quatipuru, Salinópolis, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São João de Pirabas, Tracuateua e Viseu.

A unidade de Capanema é a quinta agência do Instituto no interior. A primeira, em Castanhal, foi aberta em dezembro de 2021. Em abril foram entregues agências em Abaetetuba, Santarém e Altamira.

A unidade do Igeprev em Capanema fica na Passagem 09 de Junho, nº 8, lojas D e E, bairro Centro, e funciona das 08 às 15 h. Os atendimentos precisam ser previamente agendados pelo call center (91) 3217-7037 e (91) 3182-3500 (que também funciona como WhatsApp), ou pelo site sistemas.igeprev.pa.gov.br/siaag.

No local, serão lotados nove servidores. O prédio tem 247,93 metros quadrados (m²) de área física e foi adaptado para receber pessoas com mobilidade reduzida. A agência terá quatro guichês de atendimento, além de 27 assentos para espera, auditório para 14 lugares e três salas para atendimentos em psicologia, assistência social e perícia médica.

A Região do Caeté é entrecortada pelas rodovias BR-316 e BR-308. Abrange uma área de quase 17 mil km², o que representa 1,5% da área total do Estado. A população é estimada, pelo IBGE, em 532.257 habitantes.

Capanema (com população estimada em 69.828 habitantes); Bragança (130.122 hab.) e Viseu (62.093 hab.) concentram quase a metade (48%) da população da RI Rio Caeté.

Interiorização - A entrega da unidade em Capanema atende às determinações do Plano de Expansão do Igeprev, que tem como objetivo descentralizar os atendimentos oferecidos na capital. “A economia e o número de habitantes da Região do Caeté justificam a instalação da nova agência do Igeprev em Capanema. Agora, os servidores do Estado terão todos os serviços do Instituto disponíveis na própria região, sem a necessidade de deslocamento para Belém”, reiterou o presidente do Igeprev, Giussepp Mendes.

O plano de expansão ainda prevê agências do Igeprev em Marabá e Paragominas, no Sudeste do Pará.

Texto: Augusto Rodrigues - Ascom/Igeprev