Nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar alcança 85% de conclusão
A estrutura moderna contribuirá com o policiamento ostensivo no Guamá, Terra Firme, Canudos, Cremação, Jurunas e Condor
Trabalhos estão adiantados nas obras da nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM), na CondorSeguem para a fase final as obras da nova sede do 20º Batalhão da Polícia Militar (20º BPM), na Condor, em Belém, responsável por atender quatro bairros da capital. As novas instalações, modernas e adequadas para a acomodar a tropa, foram possíveis através de recurso do Fundo de Investimento da Segurança Pública (Fisp), gerido pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).
Com previsão para ser entregue no final deste mês, as obras estão em ritmo acelerado com diversas frentes de trabalho. Iniciada em setembro do ano passado, após assinatura da ordem de serviço, a nova estrutura reforçará o policiamento ostensivo dos bairros do Guamá, Terra Firme, Canudos, Cremação, Jurunas e da Condor, possui 550 m² e está em terreno próprio do Estado.
Trabalhadores em ação no terreno próprio do Estado Com investimento calculado em R$ 1,5 mi, derivado do Fisp, o novo prédio contará com salas de administração, sala do comandante e subcomandante, espaços para acomodar a tropa, sala de instrução, banheiros, almoxarifado, depósito para arma, além de um extenso estacionamento para viaturas. Toda a estrutura estará pronta para abarcar o efetivo do batalhão, composto por 350 policiais militares e daí a importância de estrutura adequada com condições dignas para abarcar o volume de demandas.
Com destinação apenas para órgãos que compõem o sistema de segurança pública estadual, o Fisp é essencial para adequar estruturas e revitalizar espaços para o funcionamento e atuação das forças. O titular da Segup, Ualame Machado, pontua as melhorias que o novo prédio a partir dos recursos por meio do FISP.
“Este importante batalhão terá uma sede nova, na avenida Padre Eutíquio com instalações adequadas e modernas, com toda a estrutura para que nós possamos dar condições de trabalho aos nossos servidores. O Fisp é fundamental para que as estruturas sejam reformadas ou construídas e, assim, possamos cada vez mais melhorar a segurança pública no Estado”, finalizou.Operário concentrado na colocação dos azulejos
Valorização do profissional de segurança
Com previsão de entrega o final deste mês, a nova estrutura deve atender as demandas da segurança pública do bairro e nas adjacências. Para o comandante do 20º Batalhão PM, L. Araújo, a nova sede representa um avanço na valorização do policial dando mais condições de trabalho ao policial, tendo um local adequado para almoçar, estudar ou trabalhar na administração.
“Será um prédio emblemático, que resgata a autoestima dos policiais que vão contar com instalações e instrumentos novos. É uma forma de motivação para a tropa que contará com alojamentos, sala de instrução onde faremos a capacitação dos nossos policiais de maneira mais digna. Vem somar também para o lado operacional, auxiliando com as inúmeras operações de saturação que o batalhão desenvolve”, apontou.
Equipes se revezam nos turnos da obraConclusão das obras
Atualmente com 85% da obra já concluída, já foram realizadas etapas como a limpeza do terreno, fundação, parte elétrica, alvenaria, pisos e revestimento interno, avançando para a próxima etapa que consiste na pintura, revestimento externo, forro, portas e colocação de bloquetes na área destinada para pátio frontal.
De acordo com o engenheiro responsável pela obras, Messias Batalha, o grande desafio na construção das novas instalações aconteceu ainda na fundação, com a limpeza do terreno e nivelamento, devido ao espaço ser acidentado. “Pegamos um terreno que realmente funcionava um lixão, totalmente sujo. Fizemos toda a questão estrutural, trabalhando agora com o acabamento na parte de revestimento, pintura e calçamento da parte de entrada”, pontua.
Sobre as vantagens da nova estrutura, o engenheiro pontua: “trata-se de uma obra importante porque vai abraçar todo um batalhão que atenderá vários bairros desta parte da cidade e o nosso empenho foi de executar uma obra de boa qualidade e em condições também de habitabilidade de todos os profissionais que trabalham nessa área da Polícia Militar”.
Fundo de Investimento da Segurança Pública
Vinculado à Segup, o Fundo de investimento da Segurança Pública (FISP) foi criado com o intuito de angariar recursos decorrentes da prestação de serviços das forças policiai. É responsável pelo gerenciamento desses recursos com o objetivo de atender as demandas das forças de segurança no que diz respeito às melhorias das operações e ações de cada instituição, reforma de estabelecimentos, reaparelhamento, entre outros.
Texto de André Macedo / Ascom Segup