Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FOMENTO

Salvaterra receberá cursos e Dia de Campo como parte do projeto de Produção Integrada de Abacaxi

Programação, que será realizada no final deste mês até o dia 1º de julho, é fruto da parceria entre Sedap, Embrapa, Emater e Adepará

Por Governo do Pará (SECOM)
15/06/2022 11h20

Salvaterra é o maior fornecedor do abacaxi consumido em BelémNo período de 27 de junho a 1º de julho próximo, o município de Salvaterra, localizado na Região de Integração do Marajó, será a sede uma programação voltada especificamente para a melhoria de qualidade do abacaxi. O evento faz parte do Projeto de Transferência e Difusão da Produção Integrada de Abacaxi no Estado do Pará (PI Abacaxi), que é desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa) e Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) são parcerias da Sedap na programação, que ocorrerá nas vilas de Condeixa, União, Maruacá e no campus da Universidade do Estado do Pará (Uepa) de Salvaterra, município responsável por 90% do abacaxi consumido em Belém.

Equipamento repassado pela Sedap para o beneficiamento do abacaxiO gerente de fruticultura da Sedap e engenheiro agrônomo, Geraldo Tavares, explica que o PI Abacaxi tem como uma das metas a viabilização de um produto de qualidade em sintonia com as boas práticas de produção e respeito ao meio ambiente. Como parte da iniciativa, já foi concluída a etapa de montagem de uma Unidade Demonstrativa e de pesquisa do sistema de irrigação e nutrição do abacaxizeiro, na Vila Maruacá, bem como o aparelhamento da agroindústria instalada na Vila de Condeixas, onde é feito o processamento de frutas, principalmente do abacaxi.

A programação em Salvaterra, como explicou o engenheiro agrônomo, servirá, também, de avaliação para mostrar como o projeto está sendo desenvolvidos, os avanços alcançados, os obstáculos que ainda existem na cadeia do abacaxi e as ações para solucioná-los.

Cursos

Como parte da programação, serão realizados cursos de capacitação específicos para os técnicos dos órgãos envolvidos e os que serão voltados apenas aos produtores de abacaxi das comunidades produtoras do fruto.

Agroindústria instalada em Salvaterra para beneficiamento de frutasOs cursos serão coordenados pelo pesquisador da Embrapa, Aristóteles Pires de Mato, engenheiro agrônomo e PhD em Fitopatologia, considerado um dos maiores especialistas de abacaxi do mundo e que é o consultor do projeto PI Abacaxi.

O gerente de fruticultura da Sedap informa que a programação será encerrada com o Dia de Campo na Vila de Maruacá, com a visita à Unidade Demonstrativa de Abacaxi Irrigado. A comitiva também visitará, segundo informou Tavares, a agroindústria de processamento de frutas administrada pela Cooperativa de Agricultores Familiares de Salvaterra (Cafas), instalada na Vila de Condeixas, cujo projeto é apoiado pela Sedap, através de cessão de equipamentos para o processamento de frutas. “Essa agroindústria já está funcionando e a cooperativa responsável pela administração do empreendimento ganhou a licitação feita pela Sedap”, explica o gerente de fruticultura.

Entre os equipamentos repassados pela Sedap, estão o dosador, mesas de seleção, despolpadeira e fogões. “A Secretaria entregou toda a estrutura necessária para fazer o despolpamento e embalagem de frutas processadas”, salientou Tavares.

 A Coasafra já contava com o prédio e parte dos equipamentos, mas ainda insuficientes para o incremento da produção, como revelou Tavares. “A cooperativa tem condições não só de vender a sua fruta in natura, como processada, onde ela tem um valor agregado muito maior. Hoje, por exemplo, o abacaxi é vendido por 0,50 ou R$ 1,00 a unidade; já o quilo do abacaxi processado, chega a R$ 6,00. Já há, inclusive, contrato com as prefeituras de Soure, Salvaterra e Cachoeira do Arari para fazer esse tipo de trabalho com a cooperativa”, anunciou o gerente de fruticultura da Sedap.

Texto: Rose Barbosa/Ascom Sedap