Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INICIATIVA

Hospital Abelardo Santos realiza curso gratuito para gestantes

Unidade promoveu ainda, visita guiada pelo complexo obstétrico para as grávidas se familiarizarem com o fluxo da internação ao parto

Por Governo do Pará (SECOM)
14/06/2022 10h20

Para esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre o período gestacional e do puerpério, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, promoveu a primeira edição do curso “Laços de Amor”. A iniciativa é voltada para as gestantes que fazem acompanhamento de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde que assistem a população ao entorno da unidade, e também aquelas que pretendem dar à luz no complexo obstétrico do HRAS.

O treinamento, disponibilizado pelo Governo do Estado do Pará, é totalmente gratuito. Além do compartilhamento de experiências e da troca de conhecimento, o objetivo é sanar dúvidas sobre o funcionamento da unidade que, além de ser a segunda maior maternidade do Estado, também conta com uma urgência e emergência obstétrica 24h.

“Toda gestante que necessitar de atendimento médico de urgência e emergência pode vir à maternidade do Abelardo Santos, que será acolhida. Temos um atendimento de livre demanda, com uma grande infraestrutura e que mantém um suporte completo para as mães e os seus recém-nascidos. Este curso é uma grande oportunidade de nos aproximarmos destas mães, transmitirmos informações sobre o cuidado de seus filhos recém nascidos além do fato de podermos apresentar nossa estrutura para os usuários”, detalhou Marcos Silveira, diretor executivo do Abelardo Santos.

Aprendizado

Atenta às orientações das profissionais de saúde, Suellen Dias, de 23 anos, agarrou a oportunidade e aproveitou para tirar todas as dúvidas sobre a gestação. Com 24 semanas, a mãe de primeira viagem, ficou mais segura com as dicas do curso. “Achei muito interessante, todas as orientações foram importantes, principalmente, as relacionadas ao aleitamento materno. Eu gostei muito”, disse.

A dona de casa Ana Karolina Silva, de 22 anos, está na segunda gestação. Mesmo já tendo experiência, para ela, o cuidado com um bebê sempre exige conhecimentos extras e profissionais, sobretudo. “Gostei muito. Vale muito a pena aprender com o pessoal da saúde. Eles têm um conhecimento mais abrangente e sabem como deixar as mães mais seguras”, comentou.  

Além das gestantes, a iniciativa também atendeu os acompanhantes, que fazem parte da rede de apoio da grávida. O auxiliar de limpeza Domingos Arnaud, 49 anos, marido de Ana, também tirou suas dúvidas. “Aprendi, na prática, a trocar fralda, que era algo que eu não sabia e tinha curiosidade”, revelou.

Iniciativa

O curso é uma iniciativa da Diretoria Assistencial, do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), em parceria com a Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci. A programação foi conduzida pelas enfermeiras do HRAS Thamires Souza e Thalita Beltrão. As profissionais abordaram temas como parto, puerpério, aleitamento materno, primeiros cuidados com o recém-nascido e o que levar para a maternidade para dar à luz. Além disso, as participantes ainda fizeram uma visita guiada pelo complexo obstétrico para entender sobre o fluxo de internação, os documentos necessários e os tipos de partos feitos na unidade.

“O projeto vem com o objetivo de capacitar as pacientes e empoderá-las sobre o processo gestacional. Ter conhecimento, preparo físico e mental são imprescindíveis para o processo do trabalho de parto. Isso tudo através de uma escuta aberta, sem julgamentos, utilizando uma linguagem clara, objetiva, que facilite esse aprendizado. Essa comunicação e capacitação dentro do HRAS cria um vínculo de confiança entre as gestantes e a instituição. Assim, elas se empoderam, se tornam mais autônomas e protagonistas do seu parto”, detalhou a enfermeira obstétrica Thalita Beltrão, responsável pelo complexo obstétrico.

A enfermeira neonatologista Thamires Souza ressaltou, ainda, a vinculação da gestante conforme orientação da Rede Cegonha e do Ministério da Saúde.

“A desmistificação do parto normal para essas mulheres estimula a confiança na fisiologia do trabalho desse tipo de parto e de seus corpos. O conhecimento sobre os métodos não farmacológicos para o alívio da dor, as orientações valiosas sobre aleitamento materno proporcionam mais segurança e confiança para essa família, além do acolhimento do acompanhante, que faz parte da rede de apoio dessa gestante, que depois volta pra casa e fica sob seus cuidados. Isso reforça o quanto nosso serviço vem se preparando e qualificando seu cuidado em redes juntamente com a atenção primária”, destacou.

Complexo

O Centro Obstétrico do HRAS conta com um Pronto Socorro para atendimento 24hrs, Unidade de Internação com 50 leitos, cinco salas de PPP e duas salas de cirurgias, para além das cesáreas, são realizados procedimentos como a laparotomia exploratória, curetagem e revisão de colo, por exemplo. A unidade desenvolve também um trabalho terapêutico antes, durante e depois do parto. Atualmente, a equipe multiprofissional está preparada para fazer massagens para alívio das dores, exercícios com o uso de bolas suíça e dar banho com água morna. O HRAS também promove a musicoterapia, danças antes da mulher dar à luz e, permite ainda, a presença de doulas. 

A maternidade do Abelardo Santos tem grande importância no Estado. Nela são feitos atendimentos de baixo, médio e alto risco, por uma equipe composta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas treinados constantemente para assistência rápida e eficiente. O Hospital é a maior unidade pública do Governo do Estado. A instituição é administrada pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Serviço: O curso acontece uma vez ao mês. As interessadas, podem procurar o setor de Humanização do HRAS ou Unidade Municipal de Saúde (UMS) de Icoaraci. 

Texto: Roberta Paraense/Ascom HRAS