Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO E ESPORTE

Seduc define representantes dos Jogos Estudantis em Belém e Tucuruí

A competição desportiva reuniu, nos dois municípios, cerca de 2 mil estudantes, nas modalidades futsal, voleibol, futebol de campo, handebol, vôlei de praia e basquetebol

Por Vinícius Leal (IDEFLOR-BIO)
13/06/2022 17h01

Os JEPs aliam esporte e educação no caminho para o exercício da cidadaniaA Secretaria de Estado de Educação (Seduc) concluiu no domingo (12) mais uma fase do 64º Jogos Estudantis Paraenses (JEPs). A edição deste ano tem etapas regionais, com disputas nas cidades de Belém (Região Metropolitana) e Tucuruí (no Sudeste). Cerca de 2 mil estudantes competiram nas modalidades futsal, voleibol, futebol de campo, handebol, vôlei de praia e basquetebol. 

Organizado pelo Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), o evento de 2022 é direcionado a alunos e alunas na faixa etária de 12 a 14 anos (categoria A), e de 15 a 17 anos (categoria B). A iniciativa busca contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, fomentando a prática desportiva e ajudando a definir os representantes paraenses nos torneios escolares nacionais.

A capital paraense foi sede da Etapa Região Metropolitana, reunindo estudantes de Belém e Ananindeua. Na Etapa Lago de Tucuruí houve a participação de representantes dos municípios de Breu Branco, Jacundá, Nova Ipixuna, Vitória do Xingu e do anfitrião, Tucuruí.

Futuro - Alunos da Escola Estadual Maria da Glória Paixão, de Jacundá, conquistaram o primeiro lugar na modalidade vôlei de praia, em Tucuruí. Um dos vencedores foi Yan Martins, 16 anos, que considera a vitória um incentivo para seguir na carreira esportiva. “Os JEPs são muito importantes, porque é o início de um sonho e a possibilidade de seguir adiante no voleibol, que para mim é uma grande paixão. Agora é seguir em frente, manter o foco, para ter um futuro cada vez melhor”, disse o estudante.

Para Sammi Moraes, 16 anos, a conquista foi fruto de muito esforço, treinamento e dedicação. “A nossa participação nos JEPs representa um salto muito grande na trajetória que estamos começando a escrever. O esporte nos incentiva a estudar, a ter saúde e, quem sabe, a gente não consegue estar presente em grandes campeonatos, representando o Pará e trazendo vários títulos”, ressaltou.

Tradição - A coordenadora de Projetos Educacionais do NEL, Ana Cláudia Neves, informou que a Seduc realiza integralmente os JEPs há 64 anos. “Para nós, este é um momento de congraçamento, de trabalho coletivo, de colocar os alunos no espírito de solidariedade e coletividade. O esporte olímpico começa na escola, e o esporte educacional é a base de tudo isso. Portanto, temos uma função muito importante, que é primeiramente estimular e fomentar a prática das atividades entre os estudantes e, posteriormente, descobrir grandes talentos que venham representar o Pará nas seleções estudantis”, disse a coordenadora. 

Para o gestor da 16ª Unidade Regional de Educação (URE) de Tucuruí, Flávio Caridade, os JEPs contribuem para valorizar habilidades e talentos dos alunos. “Estamos honrados em ter sediado este grandioso evento, que proporcionou um momento de integração, cidadania e compartilhamento de experiências entre alunos, professores e técnicos. Portanto, além do espírito esportivo, tudo isso é bastante didático, porque é a ocasião em que os estudantes-atletas podem mostrar todo seu potencial à comunidade”, afirmou.

Cronograma - Com o objetivo de desenvolver o intercâmbio social e desportivo entre alunos de diferentes localidades, os jogos estão sendo sediados em sete municípios, situados nas regiões de integração Tocantins, Carajás, Rio Caeté, Guamá, Lago de Tucuruí, Marajó e Metropolitana.

A seguir, as cidades-sedes que ainda receberão a programação dos JEPs 2022:

Dias 17, 18 e 19/06 – Parauapebas – Região Carajás

Dias 24, 25 e 26/06 - Castanhal e Augusto Corrêa – regiões Guamá e Rio Caeté (Augusto Corrêa teve sua data alterada devido às fortes chuvas que inviabilizaram o acesso ao município durante o mês de maio).