Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa recebe investimentos do Governo para melhorar a qualidade da coleta de sangue 

Em dois anos, os recursos garantiram mais segurança, qualidade e atendimento humanizado aos voluntários da doação de sangue no Estado

Por Vera Rojas (HEMOPA)
13/06/2022 13h49

O novo prédio do Hemocentro Regional de Castanhal entregue pelo governo do Estado à população do nordeste paraenseInvestimentos públicos de aproximadamente R$ 5,6 milhões, entre 2020 e 2022, transformaram a assistência de média e alta complexidades da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Com esses recursos, o governo garante mais segurança, qualidade e atendimento humanizado aos doadores voluntários de sangue e de medula óssea e aos pacientes com doenças hematológicas e seus acompanhantes.

Foram feitas ampliações, reformas, aquisições de equipamentos e mobiliários na sede do Hemopa e nas oito unidades da hemorrede estadual. Houve também descentralização do atendimento transfusional, com a entrega de Agências Transfusionais (ATs) de caráter regionais, a aquisição de uma nova Unidade Móvel de Coleta de sangue; a entrega de novas cadeiras de coleta de sangue nas unidades da hemorrede estadual e a revitalização do ambulatório da Coordenadoria de Atendimento Ambulatorial (Coamb).

Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, diz que os investimentos têm um valor para além do monetário, pois fortalecem a vida. “Isso significa esperança na melhoria constante da saúde pública do Pará. É mais qualidade de vida para quem doa e para quem recebe o sangue seguro e isento de doenças para o maior número de pessoas possível, neste Pará continental. A vida agradece”, disse.

ATs - Foram entregues Agências Transfusionais (ATs) aos hospitais municipais de Uruará, Jacareacanga e Santarém; ao Hospital Materno Infantil em Marabá, ao Hospital de Clínicas Gaspar Viana, em Belém; ao Hospital Regional em Itaituba e ao Hospital Geral de Altamira. As Ats beneficiam milhares de pacientes internados na rede hospitalar e que necessitam de transfusão de sangue para sobreviver e ou melhorar qualidade de vida.

Trata-se de uma cooperação técnica entre o Hemopa e as prefeituras. A unidade realiza exames imunohematológicos dos receptores, incluindo prova de compatibilidade, tipagem ABO-Rh, pesquisas de anticorpos irregulares, controle de qualidade dos reagentes e metodologia, todos executados pela técnica em gel, retipagem dos hemocomponentes transfundidos, aliquotagem de bolsas para atendimento de recém nascidos e pediatria, ato transfusional de hemocomponentes autólogos, com assistência médica e equipe multidisciplinar qualificada e com funcionamento 24h. A unidade conta com equipamentos de ponta, entre eles câmara de conservação de concentrado de hemácias, freezer - 30°, centrifuga de bancadas, selador de bolsas de sangue e banho-maria.

Revitalização - A sede da Fundação Hemopa em Belém recebeu a primeira revitalização da área externa desde sua inauguração, em 1994, garantindo, entre outras melhorias, acessibilidade inclusiva da entrada principal. Foram entregues 34 cadeiras para coleta de sangue aos serviços de Belém, incluindo sede do Hemopa, e às unidades do Pátio Belém e Castanheira; Castanhal, Santarém e Marabá, proporcionado mais conforto e segurança ao voluntariado.

Baixo Tocantins - O Governo do Estado entregou à população do Baixo Tocantins, em 4 de abril, o prédio do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab), que foi reconstruído e ganhou mais espaço para os setores da área técnica, nova estrutura e impermeabilização do telhado, entre outros serviços.

Foi feita também adequação do sistema elétrico, revisão hidráulica, pintura geral na área interna, modernização do sistema de refrigeração, aquisição de novas cadeiras de doador de sangue, troca dos televisores da pré-triagem e coleta e unificação das salas da Imunologia e distribuição.

O 1º de maio foi de solidariedade e incentivo à doação de sangue no Parque do Utinga, onde o governador Helder Barbalho e o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, entregaram à população a nova Unidade Móvel de Coleta de Sangue com capacidade de realizar até três mil coletas mensalmente.  Com tecnologia de ponta, a unidade móvel possui câmara de conservação para até 165 bolsas de sangue.

No dia 2 de maio foi entregue o novo prédio do Hemocentro Regional de Castanhal, no nordeste paraense, à população da região, que incluiu reforma, equipamentos e mobiliários. Atualmente, a média mensal é de 700 doações de sangue.

O ajudante de motorista, Jocivaldo Paixão dos Santos, foi o primeiro voluntário a doar sangue na nova sede do Hemopa Castanhal e ficou muito feliz por isso, ele já era doador no prédio antigo. 

“Doar sangue é sempre emocionante e saber que fui o primeiro hoje me deixou mais feliz ainda. Muitas coisas me motivam a doar sangue. São vários os benefícios, entre eles, para estar em dia com a saúde, fazer o bem para humanidade e, assim, me sinto bem. Sobre a nova sede do Hemopa, o governador está de parabéns. Uma estrutura excelente, moderna com atendimento 100%. Sugiro que todos façam o mesmo. Doe sangue, salve vidas”, ressaltou, informando que já doa sangue há 15 anos e tem o tipo sanguíneo O Positivo.