Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Plantio de mudas de flores e espécies frutíferas deve mudar paisagem de Gurupá

Projeto de Arborização Urbana integra uma programação contínua com foco em espécies nativas da Amazônia

Por Governo do Pará (SECOM)
13/06/2022 12h27

Na última semana, como parte da programação da Semana do Meio Ambiente que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) promoveu concomitantemente em todo o Pará, o escritório local participou de um mutirão na sexta-feira (10) que garantiu o plantio de 40 mudas de ipê branco e ipê amarelo nas praças Matriz e Mariocay, no Centro, próximo à orla do rio Amazonas. A previsão é que em três anos as árvores comecem a florir. 

Coordenada pela Emater e Prefeitura, com o envolvimento de várias outras entidades, o Projeto de Arborização Urbana é uma programação contínua com foco em espécies nativas da Amazônia. 

A engenheira florestal da Emater Simone Damasceno, especialista em Segurança do Trabalho, explica que uma das preocupações do Plano Diretor é compensar o desequilíbrio que a inserção aleatória de espécies exóticas provoca à bioarquitetura, como o comprometimento de fiação elétrica, de rede elétrica e dos espaços de passeio. 

“Começamos com o Dia do Meio Ambiente, dia 5 de junho, e agora é só adiante. O objetivo é proporcionar, em conjunto, educação ambiental, estabilidade climática, conforto climático, saúde física e mental da população, melhoria de qualidade do ar, redução da poluição sonora”, enumera. 

O quilombola da Comunidade Jocojó Fábio Muniz, 38 anos, servidor público, acredita que “foi uma honra plantar com as próprias mãos. Nós somos guardiões da floresta, mas também da cidade: trazer mais árvores dá beleza e sentido à vida em comunidade”, completa. Ele espera que o Projeto seja estendido à zona periurbana e à zona rural. 

Semana do Meio Ambiente

As ações incluíram plantio de mudas frutíferas em meio hectare e palestras sobre hortas em pequenos espaços na Escola Municipal de Ensino Fundamental (E.M.E.F) Raimundo Ribeiro Dias. A ideia é que se possa usar polpa de frutas na merenda escolar. 

No próximo dia 18 de junho haverá a primeira Ecobike e Caminhada Ecológica, com saída na Itapereira, comunidade de agricultores, e chegada à Praça Mariocay, em uma trilha de terra de 2,5 km.  

A inscrição para o evento é um quilo de alimento não perecível. O total arrecadado será doado para famílias carentes. 

Texto: Aline Miranda/Ascom Emater