Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E CIDADANIA

Bairros contemplados pelo TerPaz registram queda na ocorrência de roubos

Investimentos em segurança e políticas de promoção da cidadania nas Usinas da Paz resultam em um cenário com menor criminalidade

Por Governo do Pará (SECOM)
12/06/2022 08h08

O Programa Territórios pela Paz (TerPaz), criado há três anos pelo Governo do Pará, aponta resultados positivos na área de segurança pública. Após a fase de choque operacional, os indicadores da criminalidade prosseguem com redução contínua na Região Metropolitana de Belém. No bairro da Cabanagem foi registrada a queda de 31% em ocorrências de roubos, no período de 01 janeiro a 07 de junho, em relação aos anos de 2021 e 2022, segundo dados computados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).Investimentos consistentes em infraestrutura e na qualificação dos agentes resultam em menos violência nas ruas

O choque operacional foi iniciado em 2019, com ações de segurança coordenadas pela Segup, de forma integrada e estratégica entre as forças do sistema de segurança, a partir de informações baseadas em análises da mancha criminal. Por meio de várias operações, foi possível reduzir a criminalidade e estabilizar os índices, abrindo caminho para as atividades sociais e de promoção da cidadania, com as Usinas da Paz (Usipaz).

Ações integradas ampliam os resultados na área de segurançaHá três anos, os indicadores apontam redução contínua. Em relação ao crime de roubo, se comparado ao período de 01 de janeiro a 07 de junho, em 2021 e 2022, houve reduções significativas em bairros contempladas pelo programa. Em Belém, atesta a Siac, as quedas foram de 31% na Cabanagem; 27% no Bengui; 21% no Guamá; 19% na Terra Firme e 15% no Jurunas. Em Ananindeua, de 18% no Icuí-Guajará, e em Marituba, 15%.

Conjunto de ações - Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, as reduções são fruto da forte integração, de ações estratégicas e ostensivas nas áreas mapeadas pelo TerPaz, ao lado de investimentos e ações de inteligência das forças de segurança.

“Mais uma vez os bairros alcançados pelas ações do TerPaz apresentam reduções na criminalidade. Temos reduções concretas desde a fase do choque operacional até a implantação das Usinas. É resultado de todo um investimento feito pelo governo, que já entregou mais de duas mil viaturas e 26.500 equipamentos, além de investir em 7.359 novos agentes para somar ao sistema, que potencializam as ações. Isso se reflete na queda dos indicadores de criminalidade. Os números de roubos, por exemplo, seguem diminuindo desde o início da implementação de ações preventivas e ostensivas nesses bairros. Se os dados já eram positivos, com a chegada das usinas as ações foram ainda mais fortalecidas, e os resultados seguem demonstrando”, destaca o titular da Segup.

Capacitação em gastronomia na Usipaz: ações de cidadania são aliadas no combate à criminalidadeCrimes letais - Os dados da Siac também há redução nos Crimes Violentos Letais intencionais (CVLI). O bairro do Bengui não registrou nenhum caso de 01 de janeiro a 07 de junho, apontando queda de 100% se comparado a 2021, com dois casos no mesmo período.No bairro da Cabanagem a redução foi de 88%, com apenas um caso, enquanto em 2021 houve oito ocorrências. Já no Icuí-Guajará, a redução foi de 78% em comparação ao mesmo período de 2022 e 2021, que registraram nove e dois casos, respectivamente.

Até o momento, seis Usinas da Paz foram entregues pelo governo do Estado, por meio do TerPaz, nos bairros Icuí-Guajará, em Ananindeua; Cabanagem e Bengui, em Belém, e Nova União, em Marituba, na Região Metropolitana, e nos municípios de Parauapebas e Canaã dos Carajás, na região Sudeste.

Texto: César Filho - Ascom/Segup