Ideflor-Bio recebe comitiva do Banco da Amazônia, nesta quinta-feira (9)
Instituição financeira celebra 80 anos de fundação e compartilhou iniciativas sustentáveis com o Instituto
Representantes do Ideflor e do Banco da Amazônia no plantio simbólico por 80 anos da instituição financeiraA presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), Karla Bengtson, recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a visita do presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, acompanhado do superintendente regional do Pará e Amapá, Edmar Bernaldino, e do coordenador de Inteligência Corporativa do Agronegócio, na Gerência de Planejamento, Benito Calzavara.
Na pauta, as comemorações dos 80 anos do Banco, e as ações voltadas para o desenvolvimento sustentável da região Norte, com foco na adoção de práticas que preservem o meio ambiente, e o fortalecimento de parceria com o Ideflor-Bio, para o fomento de iniciativas sustentáveis e de preservação do bioma amazônico.
A comitiva foi recebida também pelos diretores de gestão de Florestas Públicas de Produção (DGFLOP), Gracialda Ferreira; de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), Vicente Neto; de Gestão da Biodiversidade (DGBIO), Crisomar Lobato; e do Fundo de Desenvolvimento Florestal (Fundeflor), Karina Cardoso.
Como parte das ações de comemoração dos 80 anos da instituição, o presidente do Banco, Valdecir Tose, entregou 20 kg de sementes de açaí, que correspondem a 12 mil mudas, o equivalente a três hectares plantados, e também sementes para produção de duas mil mudas de paricá. “Estamos entregando sementes também para os produtores rurais, como forma de incentivar o reflorestamento”, disse o presidente.
Durante o encontro, o presidente do Banco e comitiva, acompanhados da titular do Ideflor-Bio e diretores da Instituto, conheceram o viveiro de mudas florestais e frutíferas e a Unidade Demonstrativa (UD) de (SAFs), nas imediações da sede do instituto localizado no Parque Estadual do Utinga, em área com aproximadamente 55x55 metros (3025 m²) correspondente a 0,3 ha.
Durante a visita na área externa do Instituto o diretor Vicente Neto, falou sobre o Projeto de Sistema Agroflorestal (Prosaf), criado e coordenado pelo Ideflor-Bio, por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF).Trata-se de uma ferramenta de Governo que visa o estabelecimento de um conjunto de medidas para a promoção efetiva da recuperação das áreas alteradas, por meio do plantio de Sistemas Agroflorestais (SAFs).
O SAFS é uma alternativa para o agricultor familiar recompor áreas alteradas e fazer a recomposição de passivos ambientais, além de ser uma tecnologia que preserva e controla o desmatamento, o IDEFLOR-Bio, através do Governo do Estado incentiva e investe em infraestrutura proporcionando aos escritórios regionais do Instituto a implantação do sistema agroflorestal junto ao pequeno agricultor visando a implementação da produção, além de ampliar o reflorestamento.
De acordo com o presidente do Banco da Amazônia, Valdecir Tose, a instituição está com o foco em uma Agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG) com maior robustez. “O Banco não atua apenas ofertando crédito e desenvolvendo a Amazônia no aspecto econômico, a instituição também amplia sua responsabilidade socioambiental, através de programas corporativos, políticas socioambientais, de patrocínios, ações de voluntariado'', explicou.
Para alcançar essa missão de desenvolver de modo sustentável a região, o Basa cumpre a Agenda Ambiental, Social e de Governança (ASG), que orienta a implementação das políticas públicas e geração de resultados sólidos efetivos relacionados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Aspectos como emissão de carbono, risco climático e ecoeficiência são diferenciais nos negócios e aumentam a competitividade.
A presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, reforçou que a visita objetivou estabelecer um diálogo aberto entre as duas instituições e construir ações em parceria que visem a preservação e conservação do meio ambiente. “Cuidar das florestas é a nossa missão, mobilizar lideranças e construir novas parcerias é um passo essencial para o fortalecimento das políticas ambientais. Compreendemos a responsabilidade que nos cabe quanto gestores e sobretudo da importância da união de forças para o fortalecimento e concretização dos projetos e ações voltadas para a preservação e conservação das riquezas naturais do nosso estado. O Basa faz parte da minha vida, considerando que meu pai foi um servidor desta conceituada instituição, é com imensa satisfação que hoje os recebo aqui no Ideflor-Bio. Parabenizo todos os representantes do Banco da Amazônia (Basa) pelos 80 anos de exitosas conquistas ligadas ao desenvolvimento econômico e social da região Norte”, destacou a presidente”.
Ainda como parte da Semana do Meio Ambiente 2022, o presidente do Banco e comitiva foram convidados pela presidente do Ideflor-Bio, para plantar uma muda de buriti no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, próximo do Centro de Acolhimento.