Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE

Em ação da Emater, estudantes de Capanema aprendem a reciclar lixo orgânico

Oficina de compostagem doméstica fez parte de Semana do Meio Ambiente coordenada pela Empresa

Por Governo do Pará (SECOM)
09/06/2022 11h26

Crianças e adolescentes são público prioritário na Semana do Meio Ambiente que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) realizou no período de 6 a 8 de junho em todo o Pará. 

Em Capanema, na região Rio Caeté, por exemplo, uma oficina de compostagem doméstica para 50 estudantes de 7 a 8 anos da rede pública de ensino, promovida na última quarta-feira (7), ensinou sobre métodos de reciclagem de lixo orgânico na sede da Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Moreira (E. M. E. F. R. M), no bairro Samambaia, na zona urbana.

Duas turmas de dois turnos participaram de experimentos práticos e palestra sobre maneiras acessíveis de se reaproveitarem restos de vegetais e frutas, como repolho e maçã para, misturados à serragem, serem transformados adubo orgânico.

Para a engenheira agrônoma e supervisora-adjunta do escritório regional da Emater em Capanema,  Michela Belarmino, uma das ministrantes da oficina, a iniciativa é importante porque incentiva a redução do lixo jogado nas ruas, nos esgotos, nas valas, transformando em adubo orgânico: “É um processo seguro mesmo para crianças. Além do sentido ecológico, também repercute em economia financeira. Qualquer pessoa pode reciclar o lixo em casa, evitando desperdício, não jogando fora restos de vegetais, reservando em um recipiente para fazer o composto orgânico e reciclando”, explica.

“Quando eu for adulta, vou saber cuidar melhor do planeta”, orgulha-se Rebeca Costa, de 7 anos, sobre a própria responsabilidade em ajudar a salvar o planeta.

Texto: Aline Miranda/Ascom Emater