Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas apresenta Plano Amazônia Agora ao Comitê Gestor do Plano ABC do Pará, na Sedap

Por Aline Saavedra (SECOM)
08/06/2022 18h04

Nesta quarta-feira (8), a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) participou da 2ª Reunião Ordinária do Comitê Gestor do Plano Estadual Agricultura de Baixo Carbono (ABC), na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap). Construído em 2012, o Plano ABC é coordenado pela Sedap e tem por objetivo a intensificação dos sistemas produtivos agropecuários, com redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) da produção estadual.

A Diretoria de Planejamento Estratégico e Projetos Corporativos (DPC) representou a Semas na ocasião. O Diretor da DPC, Wendell Andrade, apresentou em linhas gerais o Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), enfatizando que tanto PEAA quanto ABC são políticas públicas estruturantes dentro da estratégia de contenção das mudanças climáticas no Pará, estabelecida pela Política Estadual de Clima (PEMC).

"Quando observamos o perfil de emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) do Pará, temos 85% do total de emissões ligados à conversão de áreas de floresta, e cerca de 11% provenientes diretamente de atividades agropecuárias. Ora, isto representa 96% de todas as emissões do PA, que podemos reduzir drasticamente a partir de investimento na ponta, em órgãos como a EMATER, e investimentos estruturantes, como é o caso desta retomada do Plano ABC que aqui vemos acontecer hoje", destaca. 

Wendell recordou também o processo de construção do Plano ABC, entre os anos de 2011 e 2012, no qual participou ativamente. "Acredito estar aqui também em função desta memória institucional, quando colaboramos diretamente na elaboração do ABC, com vários órgãos e apoio direto da Faepa", resgatou.

A possibilidade de financiamentos a estas políticas públicas também é uma realidade. Estiveram presentes na ocasião os Srs. Juan Manuel Murguía e Ernando Hintze, membros da missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na América Latina, que vieram acompanhar os próximos passos do Plano.

A pauta da 2ª Reunião do Comitê Gestor tratou ainda da recomposição de seus membros e de conhecimento e absorção de diretrizes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para a reformulação do Plano ABC federal, agora denominado Plano ABC+. O Plano ABC estadual tem uma relação de equivalência com a política público no nível federal.