Semana do Ambiente da Emater tem palestra sobre saneamento rural
Programação da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) segue por todo o Pará
No escritório central da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), em Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), o café da manhã, desta quarta-feira (8), foi servido agregando conhecimento: na mesa da palestra Saneamento Básico Rural, ministrada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sentado à cabeceira, o analista da área de transferência de tecnologia, Silvio Levy Araújo, engenheiro agrônomo e especialista em Segurança do Trabalho; servidores e visitantes 'consumiram' tópicos como tecnologias, legislação e políticas públicas.
“O saneamento é um investimento de base que gera renda, sim, com comprovação. Hoje existem tecnologias de fáceis instalações e custos acessíveis, ações de transferência de tecnologia e incremento, só que a dinâmica exige o atrelamento ambiental, como o tratamento de outros resíduos agrícolas e boas práticas agropecuárias ”, explicou Araújo. Algumas dessas tecnologias são a Fossa Séptica Biodigestora e o Jardim Filtrante.
O evento compôs a programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Emater e parceiros institucionais de 6 a 10 de junho, concomitantemente em todos os 144 municípios do Pará, em anexo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, e como comemoração aos 50 anos da Convenção de Estocolmo, marco da diplomacia ambiental entre os países do planeta.
O circuito de palestras na matriz da Emater, em Marituba, continua nesta quinta-feira, às 9h, com a ONG 'Noolhar', que atua com empreendedorismo sustentável em apoio a famílias de baixa renda. O tema será Empreendendo na Sustentabilidade, com acesso restrito a convidados.
Texto de Aline Miranda