Ração para animais silvestres doada na Semana do Meio Ambiente é entregue na Semas
São mais de 200 quilos de ração arrecadados, que irão alimentar animais deixados no Parque do Utinga para serem tratados
Mais de 200 quilos de ração para animais silvestres, entregues na manhã desta terça-feira (07), na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foram recebidos por meio da troca do alimento pela participação na programação esportiva realizada durante a Semana do Meio Ambiente 2022, que incluiu caminhada, corrida, passeio ciclístico e trilha sensorial para pessoas com baixa visão, no Parque Estadual do Utinga “Camillo Vianna”, no último sábado (04). As doações foram entregues a representantes da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Semas (Difisc).
"Não conseguimos nem quantificar o número de animais que serão beneficiados. São animais resgatados pela Secretaria em conjunto com outros órgãos competentes, e outros que a própria população deixa na sede da Semas, localizada no Parque do Utinga, para serem tratados e bem cuidados", informou o diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Jorge Silveira.A doação foi entregue a representantes da Diretoria de Fiscalização Ambiental da Semas
Alerta - Com o grande volume de inscritos, a ração vai alimentar muitos passarinhos, papagaios, corujas, jabutis, macacos e outros animais. "Quando se pensa no cuidado com os bichos, sempre tendemos a pensar nos animais de estimação, animais domésticos. A iniciativa de pedir como inscrição para o evento como o que foi realizado esse tipo de ração, além de ajudá-los com sua alimentação, serve como um alerta para a população em questões pertinentes a esse gênero de animal", destacou a ciclista Cláudia Marinho, que também contribuiu com a ação.
A iniciativa de condicionar a inscrição ao evento à entrega dos alimentos para animais silvestres partiu do volume mensal de animais resgatados e deixados no Parque Estadual do Utinga. "Por lei, faz parte da competência da Semas receber os animais silvestres e recuperar sua integridade física até o retorno ao habitat natural. Para tanto, é necessário garantir o suprimento deles. Nesse sentido, conseguimos integrar a ação de responsabilidade ambiental quanto aos cuidados com a nossa fauna nas ações da Semana do Meio Ambiente", frisou a diretora de Gestão Administrativa e Financeira da Semas e uma das organizadoras do evento, Lília Reis.
Serviço: Denúncias de criação de animal silvestre em cativeiro, de maus-tratos a animais ou de outros crimes ambientais, como caça e pesca ilegal, são encaminhadas à Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), pelo telefone 181. Pedidos de resgate de animais devem ser feitos ao Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), pelo telefone 190. A entrega voluntária de animal silvestre deve ser feita na Difisc, no Parque do Utinga, de segunda a sexta-feira, das 08 às 12 h.