Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Pará ganha mais de 10 mil futuras árvores, em plantio simultâneo organizado pela Emater

Mudas foram plantadas mãos da própria população nos 144 municípios do estado

Por Governo do Pará (SECOM)
07/06/2022 11h47

Na manhã desta terça-feira (7), 12 mil mudas de essências florestais foram plantadas sincronizadamente pelas mãos da própria população em todos os 144 municípios do Pará em um momento chamado “Hora do Plantar Floresta”, ápice institucional da Semana do Meio Ambiente organizada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater), em parceria com diversas instituições. 

O evento se realiza ao mesmo tempo em todos os cantos paraenses com o objetivo de destacar pautas transversais, como agroecologia e bioeconomia, no entendimento do desenvolvimento sustentável.

“Este é um momento não só histórico, é bonito porque a Emater convidou o povo para plantar as árvores com as próprias mãos, a própria história, em lugares escolhidos em conjunto, para beneficiar o coletivo. O propósito é a conscientização contínua sobre o ambiente e sobre o planeta. É possível produzir sem destruir”, explica o engenheiro agrônomo Kleber Perotes, mestre em Ciências Florestais e chefe do Núcleo de Apoio Tecnológico (Nut) da Emater. 

As mudas das espécies amarelão, açaí, buiuçu, cumaru, ipê, entre outras, que foram doadas por entidades como o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor) e Prefeituras. Produtores assistidos também forneceram algumas espécimes.

Plantio

O ato do plantio foi festejado em cada município. Ajeitadas, regadas e cuidadas no ato de chegar à terra por crianças, grupos de terceira idade, associações e cooperativas de agricultores, as futuras árvores crescerão em parques e praças públicos a fim de embelezarem a paisagem e proporcionarem sombra e conforto térmico.

“São espécies de clímax as quais, em média, já geram sombreamento a partir do quarto ano. Se bem tratadas, durarão séculos”, estima o supervisor-adjunto do escritório regional de Altamira, polo-oeste do Pará, o engenheiro agrônomo Joabe Santos. 

Em Bagre, no Arquipélago do Marajó, sob o sol ameno de 8h na Praça do Paraíso, Maria Clara Melo, de 10 anos, antecipou-se e se ofereceu para ensinar a equipe da Emater e o colegas da Escola Municipal Inês Maia (E.M.I.M) sobre ipê: “Agora a gente coloca água, gente”, detalhava. 

Renan Possa, 11 anos, considerou “muito legal ter participado. Porque eu sou criança e plantei uma árvore”, resumiu. 

O chefe do escritório local, o técnico em agropecuária Marinaldo Lobato, emociona-se: “É uma oportunidade de integração e de troca de saberes. Se o Dia Mundial do Meio Ambiente remete a giro planetário, a cena de crianças plantando árvores conosco, Emater, é passado, presente e futuro unidos pela natureza”, diz. 

Texto: Aline Miranda/Ascom Emater