Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PARA TODOS

Barco Hospital Papa Francisco realiza mais de 900 atendimentos no oeste do Pará

A expedição leva serviços especializados a comunidades ribeirinhas das regiões do Aritapera e Urucurituba, em Santarém

Por Mozart Lira (SESPA)
03/06/2022 17h42

A 52ª expedição do Barco Hospital Papa Francisco na Providência de Deus está em curso desde a última quarta-feira (1º). A iniciativa é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus. Esta é a segunda expedição realizada após a renovação do convênio firmado entre o Governo do Pará e a Associação. Nos últimos anos, a unidade móvel de saúde se tornou uma importante estratégia para oferecer atendimento a comunidades ribeirinhas de difícil acesso por meio terrestre. 

O Barco Hospital é uma estratégia da Sespa com a Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de DeusNesta expedição, o barco está atracado na Região do Aritapera, na Escola Santíssima Trindade, pertencente ao município de Santarém, no Oeste do Pará. Segundo o frei Afonso Bici, responsável pela coordenação das atividades do Barco Hospital, o local foi escolhido por questões hidrográficas e por contar com a estrutura da escola para o serviço de triagem e outras atividades de apoio.

O objetivo da expedição é atender a toda a Região do Aritapera, composta por 14 comunidades ribeirinhas, além da Região do Urucurituba, com sete comunidades. O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, destacou a importância de uma nova expedição: “Nosso compromisso é levar saúde por todo o Pará, e fico feliz em ver mais uma ação do Barco Hospital atendendo mais comunidades de difícil acesso. A ideia é buscar sempre alternativas para atender nossa população onde ela estiver”, reiterou.Atendimento em oftalmologia, uma das especialidades oferecidas pela expedição

Para o atendimento da população, a embarcação dispõe de consultórios médicos e odontológicos, centro cirúrgico totalmente equipado para procedimentos anestésicos, cirurgia e recuperação pós-anestésica, além do apoio diagnóstico com laboratório de análises clínicas e exames de imagem.

Primeiro dia - Depois do primeiro dia dedicado à chegada dos profissionais que trabalharão na expedição, na quinta-feira (02), foi iniciado o atendimento à população da região. Foram realizados cerca de 900 atendimentos, incluindo 170 consultas médicas, 54 consultas e procedimentos odontológicos, 465 exames (de laboratório, ultrassonografia, raio X, mamografia e oftalmológicos), 11 cirurgias de baixa e média complexidade e 92 atendimentos farmacológicos com dispensação de remédios prescritos. 

Mais de 50 profissionais participam das várias etapas do projetoA atual expedição conta com uma equipe de 52 profissionais (incluindo 12 voluntários), entre médicos, tripulação, enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal de apoio. O Barco Hospital oferece as seguintes especialidades na 52ª expedição: clínica geral, ginecologia, ortopedia, radiologia, anestesia, cirurgia geral, cirurgia de cabeça e pescoço e odontologia. A equipe também foi reforçada com profissionais do município de Santarém, que colaboram com o êxito do projeto.

Os serviços de saúde da 52ª Expedição do Barco Hospital serão realizados até o dia 07 de junho, com estimativa de realizar mais de 5 mil atendimentos.

Texto: Edilson Teixeira - Ascom/Sespa