Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA DO PACIENTE

Santa Casa destaca em simpósio resultados do controle da infecção hospitalar

Promovido pela Sespa, o evento reuniu dezenas de profissionais no debate sobre a Cultura da Assistência à Saúde no Pará

Por Governo do Pará (SECOM)
01/06/2022 17h07

O Simpósio Estadual de Segurança do Paciente e Controle de Infecção Hospitalar, que debateu o tema “Ressignificando a Cultura da Assistência à Saúde no Estado do Pará", foi encerrado nesta quarta-feira (01), no auditório da Fundação Cultural do Pará (FCP), em Belém. Promovido pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o evento integrou o conjunto de ações estratégicas voltadas à segurança do paciente, desenvolvido sistematicamente pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Profissionais que participaram do simpósio promovido pela SespaO secretário adjunto de Políticas de Saúde da Sespa, Sipriano Ferraz, destacou a participação de profissionais de diversas áreas. “Vejo aqui uma excelente oportunidade de aproximação entre os envolvidos, aprimorando a capacitação do atendimento de saúde em nosso Estado”, acrescentou o gestor.

Segundo a coordenadora Estadual do Controle de Infecção Hospitalar da Sespa, Elaine Miranda, o simpósio é importante para a rede de saúde estadual ao promover a integração das duas após as fases mais agudas da pandemia de Covid-19.

“Realizamos eventos anualmente sobre controle de infecção hospitalar, mas durante esses momentos mais difíceis detectamos que existe a necessidade de aliar as ações em parceria com os núcleos de segurança do paciente. Precisamos que as duas áreas andem de mãos dadas, e para isso elaboramos uma programação que vise implementar uma cultura de assistência segura aos pacientes”, disse Elaine Miranda.

Resultados - Os integrantes da Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar (ACIH), da Fundação Santa Casa do Pará, apresentaram na programação os resultados de seus indicadores e ações estratégicas que contribuíram para uma assistência mais segura aos pacientes e servidores da instituição de saúde mais antiga do Pará.O evento foi realizado no auditório da Fundação Cultural do Pará

Débora Onuma, médica da ACIH, frisou o impacto econômico do programa racional de antimicrobiano na Santa Casa, que já registrou uma economia mensal de até R$ 150 mil após a implantação de antimicrobióticos por sistema de senhas, em 2017. "Atualmente, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo. É por isso que, a partir de 2017, com a implantação do programa do uso racional de antibióticos, através do sistema de liberação de senhas, a Santa Casa consegue perceber um grande ganho econômico e a redução do perfil microbiológico das culturas de pacientes internados na instituição”, ressaltou a enfermeira Adriana Moreira, responsável pela Assessoria de Controle da Infecção Hospitalar da Santa Casa.

A programação foi iniciada na última segunda-feira (30), com a presença de vários gestores da Fundação Santa Casa, como Lena Alencar, diretora de Ensino e Pesquisa; Sílvia Nascimento, da Terapia Renal Substitutiva Pediátrica; Eduardo Amoras, gerente de Cirurgia Pediátrica; Lucyete Chada, da Gerência de Clínica Cirúrgica; Adriana Moreira e Débora Onuma, da ACIH.