Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'UMA SÓ TERRA'

Semana do Meio Ambiente 2022 leva estudantes da rede pública a Unidades de Conservação

Palestras, atividades esportivas, Feira da Biodiversidade, Trilha Sensorial e Observação de Aves integram a programação realizada pelo Ideflor-Bio

Por Aldirene Gama (SEDEME)
01/06/2022 15h39

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) iniciou nesta quarta-feira (1º) a programação especial alusiva à Semana do Meio Ambiente 2022, com o tema “Uma só Terra, um só Ambiente". As ações incluem circuito educativo nas Unidades de Conservação (UCs), exposição de Sistemas Agroflorestais (SAFs), corrida, caminhada, passeio ciclístico, atrações infantis e musicais, Feira da Biodiversidade, Trilha Sensorial, Observação de Aves, entrega de dois ecopontos para recebimento de resíduos recicláveis. As atividades estão programadas para o Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia (Revis), Parque Urbano Porto Futuro e Parque da Residência.Entender a importância das espécies para todo o planeta é um dos objetivos do Ideflor-Bio com a Semana de Meio Ambiente

No primeiro dia, o Ideflor-Bio promoveu o circuito de Sistemas Agroflorestais (SAFs) – Silvicultura Urbana: do viveiro à mesa, e ação de educação ambiental na Unidade de Conservação Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, que abrange quatro municípios da Região Metropolitana de Belém – Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Izabel do Pará. Participaram da programação alunos de duas escolas municipais atendidas pela Usina da Paz (Usipaz) Nova União - Escola Municipal de Ensino Fundamental Otília Begot e Escola Municipal Dom Calábria -, ambas em Marituba.

Biodiversidade - No Revis, uma turma de 27 alunos do 6º ano, da Escola Otília Begot, participou de ações de educação ambiental monitorada por técnicos do Ideflor-Bio, com o apoio de três condutores ambientais, que durante o trajeto apresentaram aos estudantes diversas plantas, árvores centenárias, a trilha do seringal, ruínas históricas, répteis e, anfíbios, enfatizando a importância de cada um para o equilíbrio dos ecossistemas.

A ação foi coordenada pela especialista em Educação, da Gerência Administrativa de Belém do Ideflor-Bio, Wanessa Grangeiro. Durante o passeio, ela explicou o objetivo principal do Revis, que é assegurar condições para a existência e reprodução de espécies ou comunidades da flora e fauna locais.Estuantes de Marituba na visita ao viveiro de mudas florestais e frutíferas

A visitação pública obedece às normas estabelecidas no Plano de Manejo da unidade e pelo órgão ambiental responsável, e ainda a outros regulamentos. O Refúgio é aberto à pesquisa científica, que depende de autorização prévia. A visitação também possui restrições. “Alertar os alunos quanto à importância da preservação do meio ambiente está entre os objetivos da programação alusiva à Semana do Meio Ambiente 2022. Durante todo o trajeto na UC abordamos a importância da preservação da biodiversidade e a responsabilidade de todos para manter a saúde do planeta e de todos os seres vivos que moram nele”, reforçou Wanessa Grangeiro.Profissionais que participaram do primeiro dia da programação

Para Silvia dos Santos, gestora da Escola Otília Begot, a realização da atividade com os estudantes tem um grande significado, principalmente porque eles são naturalmente pesquisadores e questionadores aprendendo a importância de respeitar e valorizar a natureza e tudo o que nela existe. “O contato direto com a biodiversidade faz com que os estudantes tenham o ouvido mais sensível aos sons da floresta, e a respeitar o habitat de cada animal. Nossa escola sentiu-se agraciada pelo convite, pois sabemos que esse momento ficará para sempre na memória de nossos alunos, e eles certamente irão repercutir o que vivenciaram nesse dia”, frisou a gestora.

A exposição de Sistemas Agroflorestais (SAFs) foi realizada na área externa do Ideflor-Bio, e contou com 33 estudantes do 9º ano, da Escola Municipal Dom Calábria. O grupo foi recebido no auditório do Instituto pelo diretor de Desenvolvimento da Cadeia Florestal (DDF), Vicente Neto, e equipe técnica.

Vivência - Durante a programação, os estudantes assistiram à palestra sobre meio ambiente e Sistema Agroflorestal; visitaram o viveiro de mudas florestais e frutíferas, e conheceram a Unidade Demonstrativa (UD) de SAFs próxima à sede do Instituto, no Parque Estadual do Utinga, na Avenida João Paulo II, em Belém. A Unidade ocupa uma área de aproximadamente 55x55 metros (3.025 m²).

O diretor Vicente Neto explicou aos estudantes que os Sistemas Agroflorestais são utilizados como estratégia para recuperação dos passivos ambientais em áreas alteradas, com plantio de espécies florestais e frutíferas diversas no mesmo terreno, beneficiando o desenvolvimento das plantações e contribuindo para a recuperação de áreas alteradas, além do impacto econômico na renda de agricultores familiares com a venda do excedente produzido.

Preservação - A presidente do Ideflor-Bio, Karla Bengtson, reforçou que as ações de educação ambiental para estudantes têm como objetivo promover a conscientização acerca da importância da preservação e conservação da biodiversidade, com atividades que permitam entender que viver em harmonia com a natureza é fundamental para garantir a melhoria na qualidade de vida de todos.

A Semana do Meio Ambiente 2022 ocorrerá de 1° a 05 de junho, de forma integrada com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e grupos organizados pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), do programa de Educação Tutorial em Engenharia Florestal (PET/Florestal); Grupo de Estudos em Solos e Meio Ambiente (Gesma), formado por acadêmicos da área das Ciências Agrárias e afins, e Grupo de Estudos de Animais Selvagens (Geas). O lançamento oficial da Semana do Meio Ambiente será na próxima sexta-feira (03), no Parque Urbano Porto Futuro, a partir de 18 h.