Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
"MAIO AMARELO"

Hospital em Paragominas é referência no atendimento a acidentados no trânsito na região do Capim

No ano passado, 313 vítimas de acidentes desse tipo procuraram recursos da unidade

Por Governo do Pará (SECOM)
01/06/2022 10h20

Durante este mês de maio, por meio do movimento "Maio Amarelo", órgãos de Saúde e ligados ao trânsito, fazem o alerta para a sociedade sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o país.

Para garantir a manutenção das vidas dos acidentados no trânsito, o Hospital Regional Público do Leste (HRPL), localizado em Paragominas, sudeste do Pará, além de oferecer atuação especializada da equipe multiprofissional da Unidade, garante assistência aos usuários acidentados com tudo que é necessário ao contexto do atendimento de alta complexidade disponível para a população dos 23 municípios da área de abrangência da região do Capim, como internação na UTI, exames de apoio diagnóstico, equipamentos de alta tecnologia, atendimento transfusional e procedimentos cirúrgicos complexos.

Em 2021, de janeiro a dezembro, a equipe multiprofissional do HRPL garantiu a realização de 201.015 procedimentos, entre atendimentos ambulatoriais, internações, cirurgias, atendimentos de urgência e emergência, transfusão de sangue, hemodiálise, consultas não médicas com fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicologia, nutrição, serviço social. Nesse mesmo período, foram realizados 142.265 exames gerais (interno e externo), evidenciando dessa forma, a natureza do atendimento de média e alta complexidade do Hospital.

Com relação a acidentes de trânsito, o número nesse período ficou em 313 intercorrências. Destas, 247 foram com motocicletas, 34 acidentes com carro, 14 envolvendo bicicletas e 18 atropelamentos. Deste volume total de acidentes, foram registradas 22 vítimas fatais, equivalente a 7%.

O número de vítimas graves de acidentes de trânsito no Brasil nos últimos 10 anos ultrapassou 1,6 milhão de pessoas. No país, em média, a cada hora morrem cinco pessoas por falta de segurança no trânsito. Os dados são da coordenação da Câmara Técnica de Medicina de Tráfego do Conselho Federal de Medicina (CFM), que divulgou, em 2019, que esse alto índice de acidentes constitui também um grave problema de saúde pública e impacta diretamente o SUS. Ainda conforme o CFM, na última década cerca de R$ 3 bilhões foram gastos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de vítimas graves de acidentes de trânsito no Brasil.

“É muito importante mostrarmos estes dados para a comunidade. Assim, queremos sensibilizar a todos que é possível reduzir os acidentes com medidas simples, como o controle da velocidade, respeito às sinalizações, uso do capacete, não dirigir alcoolizado. É importante também ao dirigir, que todos tenham mais atenção quando estiverem próximo de lugares por onde costuma existir movimentação de animais. Em muitos acidentes, notamos o envolvimento de animais como cão, gato e animais de grande porte.”, orienta o diretor assistencial do HRPL, Clóvis Guse.

Ainda de acordo com o gestor, o impacto e os custos dos acidentes para o estado são enormes devido a mutilações, sequelas e reabilitação. 

“Temos que considerar que os maiores traumas para o usuário são o físico e o psicológico, com repercussões na autoestima e nas mudanças e adequações necessárias na vida familiar e no trabalho. No trânsito não se brinca, se respeita”, reforça o diretor assistencial.

O caminhoneiro Gilvandir Gonçalves de Araújo, 45 anos, natural de Itatuba, estado da Paraíba, se acidentou na primeira quinzena deste mês, na rodoviária Belém - Brasília vindo do município de Dom Eliseu com destino a Barcarena. No percurso, próximo a Ulianópolis, o motorista foi atingido por um caminhão que transitava na contramão. Gilvandir foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que o encaminhou ao HRPL, referência no atendimento a politraumatizados, tipo de assistência que o caminhoneiro necessitava. Na Unidade, o Gilvandir recebeu atendimento na emergência, e em seguida, foi submetido à cirurgia para tratar fratura no fêmur. O usuário será submetido a mais uma cirurgia, desta vez, na perna esquerda, que também foi fraturada durante a colisão.O caminhoneiro Gilvandir Gonçalves de Araújo

"O atendimento neste hospital é excelente. A minha cirurgia foi feita com muita rapidez. Recebi atendimento de fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, enfermagem, farmacêuticos, assistente social, e de outros profissionais. Tem sempre alguém pra cuidar de mim, e até para me ajudar com palavras que me ajudam melhorar. Para ser sincero, no meu estado nunca vi um hospital como este. Todos atendem bem, são atenciosos. Todos os exames que precisei foram feitos aqui mesmo. Só tenho a agradecer pelo excelente atendimento", ressaltou o usuário.

Sobre a unidade
HRPM é uma unidade do Governo do Pará administrada pelo Instituto Diretrizes, em parceria com a Sespa. 

A unidade hospitalar presta assistência de média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 800 mil habitantes de 23 municípios do nordeste paraense. Nos casos de urgências do SAMU, o hospital recebe os pacientes diretamente pelo Pronto Atendimento, com equipe de suporte 24h.

Serviço: O Hospital Regional Público do Leste (HRPL) está localizado na rua Adelaide Bernardes, s/n, bairro Nova Conquista, em Paragominas. Mais informações pelos telefones (91) 3739-1046 / 3739-1253 / 3739-1102.

Texto: Joelza Silva/Ascom HRPL