Semana do Meio Ambiente da Emater promoverá ações em todo o Estado
A programação abordará temas como preservação ambiental, empreendedorismo sustentável, reflorestamento, entre outros
No próximo domingo, dia 5, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data instituída durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, pela Organização das Nações Unidas (Onu), em 1972, visando chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Em consonância com esses objetivos, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), há mais de cinco décadas presente nos 144 municípios paraenses, e como órgão oficial de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Pará, realizará atividades no período de 6 a 10 de junho em todo o Estado.
A programação, que abrange o escritório central e todos os escritórios locais que compõem os 12 escritórios regionais, está sendo finalizada pela equipe do Núcleo de Tecnologia e Apoio (Nut), vinculado à Coordenadoria Técnica (Cotec/Emater).
“Considerando que a pauta ambiental é transversal, diversos temas serão abordados como preservação ambiental, empreendedorismo sustentável, reflorestamento, biodiversidade, bioeconomia e demais temas que conversam com as nossas atividades de assistência técnica e extensão rural e que tem reflexos diretos na qualidade de vida do nosso público alvo, agricultor familiar”, afirmou o engenheiro agrônomo e mestre em Ciências Florestais Kleber Perotes, responsável pelo Nut/Cotec.
Na segunda-feira, 6 de junho, no auditório da Usina de Paz de Marituba Nova União, às 9 horas, será realizada uma cerimônia oficial marcando o início das atividades com a participação de órgãos convidados: Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Prefeitura Local, Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Oriental), Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), com a participação de 100 pessoas entre servidores públicos e lideranças comunitárias.
Diversas ações já estão definidas na programação. No dia 9 de junho, em Oriximiná, no oeste paraense, será realizado um torneio de futsal, às 17 horas, no Ginásio Guilherme Guerreiro. Em Juruti, na mesma região, o escritório local da Emater realizará palestra sobre desenvolvimento rural sustentável, a partir das 9 horas, na Comunidade Terra Preta. Já no dia 10 de junho, em Baião, na região tocantina, haverá palestra sobre plantio de espécies florestais para recuperação de nascentes, na comunidade Conceição II, a partir das 8 horas.
“Estaremos também reafirmando os nossos compromissos institucionais com os Objetivos de Desenvolvimentos Sustentáveis eleitos e também com o novo modelo de economia direcionado pelo governo estadual que é pautado na promoção de sistemas produtivos sustentáveis, valorizando as pessoas compatibilizando com a manutenção da floresta em pé”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Emater.