Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Desfile Cívico em Icoaraci reforça o papel da escola na sociedade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/10/2018 00h00

No segundo dia do Desfile Escolar da Semana da Pátria no Distrito de Icoaraci, estudantes de escolas públicas e particulares aproveitaram a quarta-feira (5) para homenagear a contribuição da escola à sociedade; valorizar o trabalho de pesquisadores, em especial do Museu Nacional que sofreu um incêndio no Rio de Janeiro no domingo (2), no Rio de Janeiro, e se posicionar contra formas de preconceito e violência.

Na Rua Manoel Barata, no Centro de Icoaraci, o Dia da Raça contou com a participação de estudantes das Escolas Lions Clube; Escola Adventista; Instituto Vera Lúcia; Liceu Escola de Artes e Ofícios Mestre Raimundo Cardoso,  e as Escolas Estaduais Palmira Gabriel, Teodora Bentes, Cruzeiro do Sul, Serra Freire, Jorge Lopes Raposo, Izabel dos Santos Dias e Avertano Rocha.

A Escola Palmira Gabriel fez um desfile comemorativo dos 20 anos da unidade de ensino. Foi a primeira apresentação da banda própria da escola, com 45 integrantes. Um destaque no desfile da “Palmira Gabriel” foi o pelotão do Laboratório de Profissões, em  homenagem a profissões acadêmicas e não acadêmicas.

“Essa é uma mensagem de valorização dos pesquisadores, em especial aos pesquisadores do Museu Nacional que sofreu o incêndio recentemente”, declarou o professor de Biologia, Alex Silva. Alunos desfilaram com esqueletos, mostruário de inseto e fósseis, entre outros itens.

“Foi uma forma de mostrar como a pesquisa científica é importante para a sociedade”, declarou a aluna Ádria Lima Brito, 17  anos, do 3º ano da “Palmira Gabriel”. O aluno Antônio Monteiro, 17 anos, desfilou como paleontólogo. “A partir dos fósseis, podemos conhecer mais sobre a nossa história”, afirmou.

Os 50 anos da Escola Estadual Teodora Bentes, completados em 2018, foram comemorados na passarela do desfile escolar. A escola homenageou a banda com dez anos de parada escolar. Em faixas dos alunos foram lembrados projetos pedagógicos da escola. Chamou a atenção do público uma faixa apresentada por alunos com os dizeres “Vale a pena estudar”. A escola posicionou-se contra a homofobia no último pelotão no desfile.

Com o tema “Famílias e escola de mãos dadas pela educação”, a Escola Estadual Cruzeiro do Sul prestou homenagem à professora Odília Turan pela contribuição ao setor educacional, e os pais desfilaram ao lado dos filhos estudantes. Na exibição, os alunos enfatizaram a cultura regional e ações contra poluição do meio ambiente. Um pelotão de alunos desfilou com mudas de árvores nas mãos.

“As escolas desfilam mostrando ações e resultados do projeto político pedagógico de cada escola referente a temas diversos e ao amor à Pátria”, destacou o professor Welber Amorim, gestor da Unidade Seduc na Escola (USE11), que abrange 25 escolas em Icoaraci, Outeiro, Cotijuba e Ilha de Urubuoca.

O agente distrital de Icoaraci, Enivaldo Santana, assistiu ao desfile, organizado pela Prefeitura de Belém. “Os estudantes são o futuro e aqui dão um exemplo de confiança no País, por essa demonstração de civismo”, assinalou.

Desfiles expressam pertencimento à escola e à Pátria

Ao longo da semana, escolas públicas e particulares participam de desfiles escolares em vários municípios. Ainda nesta quarta-feira (5), 120 alunos de escolas da USE 16, em Ananindeua, desfilaram na Rua do Fio. A partir das 8 horas desta quinta-feira (6), a Escola Vila Esperança, em Ananindeua, promoverá a Caminhada Cívica da Semana da Pátria, com o tema Meio Ambiente.

A Unidade Educacional Especial José Álvares de Azevedo, no bairro de Batista Campos, fez uma marcha de estudantes, pais de alunos e educadores no entorno da escola, para marcar o dia 5 de setembro. A Banda de Música da Polícia Militar participou do evento.

A Escola Jardim Jader Barbalho, da USE 12, realizou, nesta quarta-feira, caminhada de estudantes com o tema “Diga NÃO ao trabalho infantil”, como parte da programação alusiva à Semana da Pátria em Ananindeua.