Romeiros terão estação de embarque e desembarque na Trasladação e Círio de Nazaré
Uma estação de embarque e desembarque de táxi será implantada na Praça Felipe Patroni, atrás do Palácio Antônio Lemos, sede da Prefeitura Municipal de Belém, durante as procissões da Trasladação e Círio de Nossa Senhora de Nazaré, no quadrante compreendido entre as Ruas 16 de Novembro, João Diogo, Coronel Fontoura e a via atrás da Prefeitura.
Táxis identificados conforme determina o decreto municipal estarão à disposição dos passageiros, que embarcarão e desembarcarão no local. A estação funcionará a partir de 18h do sábado, 13, às 9h do domingo, 14, sem interrupção.
A medida foi aprovada por unanimidade por representantes de associações de taxistas durante reunião nesta quarta-feira, 10, na sede da Procuradoria Geral do Estado (PGE). O objetivo é proporcionar mais comodidade e segurança aos romeiros, principalmente após a chegada da imagem peregrina na noite da Trasladação na Igreja da Sé e antes da Missa do Círio.
Policiais Militares, Guardas Municipais de Belém e agentes de Trânsito da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) garantirão o fluxo dos veículos dentro da estação até uma hora após o encerramento dos eventos e dispersão das pessoas.
“Todos os táxis de diversas associações irão estar concentrados dentro de uma dinâmica de ordem de chegada que será organizada pelas próprias associações, onde serão feitos bloqueios de trânsito pela Guarda Municipal e Semob e só entrarão os táxis credenciados. No espaço, toda a população que estiver na dispersão da trasladação pode se dirigir para essa área e encontrar uma grande quantidade de veículos a seu dispor para fazer o seu deslocamento até o seu destino final. Assim como na madrugada do Círio, ali será o local de chegada da população que participará da missa na Igreja da Sé”, explicou o secretário adjunto de Operações da Secretaria de Estado de Segurança Pública, coronel André Cunha.
Para a categoria, a estação vai melhorar os trabalhos e a condução dos passageiros. “Tudo está dentro do que nós esperávamos. Isso vai ajudar muito a categoria e a população no fluxo de ir e vir. Vamos garantir aos nossos passageiros que nós vamos até lá buscá-los e deixá-los”, finalizou Charles Marlon, coordenador da cooperativa de taxistas CooperDoca.