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Alunos do nordeste do Pará visitam espaços da Secult

Por Thaís Siqueira (SECULT)
27/05/2022 18h17

Na manhã da última quinta-feira (26), a escola Izidório Francisco de Souza, localizada em Maracanã, município do nordeste do Pará, realizou visitas com alunos do 1⁰ ano do Ensino Médio em três espaços culturais da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e administrado pelo Sistema Integrados de Museus e Memoriais (SIMM). Ao todo, 60 estudantes participaram da ação, onde puderam adquir mais conhecimento histórico e cultural sobre a região paraense.

As visitas ocorreram no Museu de Arte Sacra (MAS), no Espaço Cultural Casa das Onze Janelas e no Forte do Presépio. A atividade educacional iniciou às 9h, tendo fim às 12h. 

Para que os estudantes contemplassem melhor os espaços, foi feito uma divisão de quatro grupos formados por 15 pessoas cada.

A visitação pelos espaços foi proposta pela escola para que os alunos se interessem na história regional e possam utilizá-la na sala de aula, afirma Iza Maria Silva, professora de geografia da escola Izidório Francisco de Souza. "Aprimorar o conhecimento deles em sala de aula, desde que a gente crie o diálogo e resgatar tudo o que foi visto e observado e trabalhar dentro das ciências humanas", acrescenta.

Pela segunda vez visitando o Museu de Arte Sacra, o aluno Gabriel Farias Goulart se interessou pelas esculturas existentes no museu e relata que va isita foi interessante e o auxiliou para aprofundar conhecimentos. "É importante para conhecer mais da cultura, não só da nossa cidade, mas da capital [Belém]. É conhecimento daquilo que a gente está aprendendo na sala de aula e ao redor do espaço", destaca.

Fazer visitação escolar aos museus é muito relevante aos estudos e para a formação dos alunos, pois complementa os ensinos de sala de aula, reforça Thiago Leite, assistente administrativo do SIMM. "O acervo dos museus conversa com diversas disciplinas e ajuda a desenvolver outros tipos de conhecimentos, além de prover imagens referentes daquilo que estão aprendendo. É muito importante que os alunos venham aqui e vejam as obras", finaliza.

Texto: Quezia Dias (Ascom Secult)